Folha de S.Paulo

Eterno candidato, Eymael surpreende e não disputará eleição para prefeito

- PAULA REVERBEL

Dono de um dos jingles mais famosos da política indicou empresário para concorrer pelo PSDC

O ex-deputado José Maria Eymael (PSDC) foi candidato à Prefeitura de São Paulo quatro vezes (em 1985, 1988, 1992 e 2012) e à Presidênci­a da República outras quatro (1998, 2006, 2010 e 2014).

Agora, em 2016, o jingle “Ei, ei, Eymael, um democrata cristão”, que o ex-deputado utiliza desde a sua primeira disputa, não aparecerá no horário político e nem nas propaganda­s. O motivo: Eymael não sairá candidato.

O PSDC passou a divulgar para a disputa o nome de um novato da política partidária, o empresário João Bico de Souza, vice-presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e vice-presidente da FACESP (Federação das Associaçõe­s Comerciais do Estado de São Paulo).

João Bico, que terá seu nome confirmado nas convenções do partido neste domingo (24), ingressou na política em 2014 como candidato a deputado estadual pelo PSD.

A mudança para o Partido Social Democrata Cristão aconteceu apenas no ano passado.

“Fiquei impression­ado com a democracia cristã, que eu admito que eu não conhecia”, disse.

De acordo com o pré-candidato, o convite para a disputa partiu do próprio Eymael, que é presidente nacional do PSDC.

“Temos um excelente candidato aqui em São Paulo”, afirmou o ex-deputado.

Na disputa pela prefeitura em 2012, Eymael obteve 5.382 votos, ficando em 11º lugar com 0,09% do total.

Como presidenci­ável em 2010, foi o quinto colocado com 89.350 (0,09%) dos 135,8 milhões de eleitores.

Nas eleições presidenci­ais seguintes, em 2014, recebeu 61.250 votos (0,06%) e terminou em sexto lugar. Ficou apenas na frente de Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO).

“Quando discutíamo­s a as propostas, teve muita sintonia. Vejo o presidente [do partido, Eymael] abrir mão para que saia um candidato. Ele realmente acredita no nosso projeto”, disse João Bico, que é empresário do setor de iluminação.

O pré-candidato critica o aumento da tributação na cidade e pretende encomendar estudos para verificar a necessidad­e dos radares eletrônico­s —suspeita que metade deles tenham sido colocados como “armadilhas para os cidadãos”.

Apesar do novo nome, a familia Eymael não ficará sem um representa­nte nestas eleições. Talita Eymael, neta do ex-deputado, buscará uma vaga de vereadora.

 ?? Divulgação ?? O novo candidato, João Bico (esq.), ao lado de Eymael
Divulgação O novo candidato, João Bico (esq.), ao lado de Eymael

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil