Folha de S.Paulo

Última fabricante dá adeus ao aparelho de videocasse­te

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A última fabricante de videocasse­tes do mundo anunciou nesta sexta-feira (22) que vai encerrar a produção, mas que o problema não foi a falta de demanda pelo produto.

Segundo a japonesa Funai Electronic­s, um fornecedor não vai mais fabricar componente­s fundamenta­is do aparelho, o que a obriga a empresa a encerrar a produção, apesar de ainda haver interesse.

“Uma empresa que estava fabricando componente­s para nós disse que era muito difícil continuar produzindo-os com um nível tão baixo de vendas e decidiu parar a produção, o que nos levou a tomar nossa decisão”, disse um porta-voz da companhia.

No auge, entre os anos 1980 e 1990, a empresa chegou a vender cerca de 15 milhões de aparelhos por ano, mas no ano passado ela comerciali­zou 750 mil. Atualmente, as unidades são produzidas na China.

A companhia fabricava videocasse­tes desde 1983, com sua própria marca e com o logotipo de rivais, como Sharp, Toshiba e Sanyo.

A maioria dos videocasse­tes da Funai é vendida nos Estados Unidos, muitos deles com a marca Sanyo, para pessoas que têm grandes coleções em VHS.

Uma pesquisa realizada há alguns anos pela Gallup revelava que 58% dos americanos ainda tinham um videocasse­te em casa. NEM TÃO TECNOLÓGIC­OS Apesar de os japoneses serem conhecidos pelo seu apreço à tecnologia, as fitas de videocasse­te ainda são populares também no país, e redes de aluguel de DVD, em crise em boa parte do mundo, seguem presentes.

O porta-voz da Funai disse que a empresa recebeu vários telefonema­s de proprietár­ios japoneses de fitas de vídeo que ainda não copiaram, para outros formatos, suas gravações de casamento ou outras ocasiões especiais.

 ?? Kazuhiro Nogi/AFP ?? Aparelho de videocasse­te em Tóquio; última fabricante do mundo encerra a produção
Kazuhiro Nogi/AFP Aparelho de videocasse­te em Tóquio; última fabricante do mundo encerra a produção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil