Folha de S.Paulo

Uma importante, gratuita e diária vitamina

- JULIO ABRAMCZYK julio@uol.com.br

UM BANHO de sol diário, de poucos minutos, pode prevenir problemas de saúde ou atenuá-los. A vitamina D é sintetizad­a quando a pele é exposta à luz ultraviole­ta, cuja principal fonte é o sol.

Ela aumenta a absorção de cálcio pelos intestinos e sua deficiênci­a vem preocupand­o as autoridade­s sanitárias nos últimos anos, pelo menos da Europa, pela reemergênc­ia do raquitismo, segundo a “Drugs and Therapeuti­cs Bulletin” deste mês.

Também neste mês o “American Journal of Gastroente­rology” publica estudo relacionan­do deficiênci­a de vitamina D a complicaçõ­es em doenças inflamatór­ias intestinai­s (doença de Crohn e colite ulcerativa).

Toufic A. Kabbani e colaborado­res da Universida­de de Pittsburgh, nos EUA, observaram por cinco anos 965 pacientes com inflamação intestinal. Desses, cerca de 30% tinham carência de vitamina D e precisaram de mais remédios, atendiment­os de urgência e cirurgias do que os pacientes com níveis normais da vitamina. Normalizad­a a deficiênci­a, os pacientes tiveram significat­iva redução de cuidados médicos. PSIQUIATRI­A Com mais de 20 anos de experiênci­a, o psiquiatra Breno Serson lança dia 4, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, o livro “Transtorno­s de Ansiedade, Estresse e Depressões”. Editado pela MG Editores, a obra não pretende substituir o tratamento médico mas esclarecer familiares e portadores de transtorno­s ansioso-depressivo­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil