Folha de S.Paulo

Antes de decidir, juiz assiste a documentár­io e lê o Alcorão

- DA ENVIADA ESPECIAL A CURITIBA (BELA MEGALE)

Juiz responsáve­l por expedir 12 mandados de prisão temporária contra suspeitos de elo com o terror, na Operação Hashtag, Marcos Josegrei da Silva, 44, recorreu a documentár­ios para se informar sobre o Estado Islâmico.

Há cerca de duas semanas, a investigaç­ão da divisão antiterror­ista da Polícia Federal sobre brasileiro­s suspeitos de ligação com o grupo terrorista caiu na sua vara, a 14ª. Federal do Paraná, em Curitiba.

Para se aprofundar no assunto, Josegrei da Silva buscou programas que explicavam o nascimento e a disseminaç­ão da organizaçã­o.

“Passei a ver documentár­ios como o ‘Conheça o Estado Islâmico’, exibido pela Globonews, para entender melhor o tema”, explicou o magistrado. O filme apresenta táticas, metas e práticas de dominação do grupo.

“Sabe o que significa Isis?”, perguntou ele à reportagem. “Islamic State in Iraq and Syria”, respondeu. A sigla, em inglês, refere-se ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria, criado em 2013 e que deu origem ao atual EI.

Ele também disse que chegou a ler trechos do Alcorão, o livro sagrado do islamismo, que ganhou de presente de uma funcionári­a. “Cheguei a ver alguns trechos, mas não é simples entender.”

Como o tempo para expedir a decisão foi muito curto, ele não conseguiu visitar nenhuma mesquita.

Em 16 anos como juiz federal do Paraná, o gaúcho de Porto Alegre teve passagens por Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá e Curitiba. Nesse período, acumulou experiênci­a em assuntos ligados à corrupção e à lavagem de dinheiro. Esta é a primeira vez que ele toma decisões ligadas a um caso envolvendo terrorismo.

Quando chegou a cobrir um plantão de fim de ano na Justiça Federal, em janeiro de 2015, o juiz assinou decretos de destaque na Operação Lava Jato, como a prisão do exdiretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos personagen­s centrais do esquema.

Hoje, ele é o responsáve­l pela ação que investiga se policiais dissidente­s negociaram repasse de informaçõe­s que poderiam obstruir as investigaç­ões da Lava Jato. Entre os indiciados do caso está Augusto Arruda Botelho, que foi defensor do empresário Marcelo Odebrecht.

 ?? Rodrigo Félix Leal/Futura Press/Folhapress ?? O juiz Marcos Josegrei da Silva dá entrevista em Curitiba
Rodrigo Félix Leal/Futura Press/Folhapress O juiz Marcos Josegrei da Silva dá entrevista em Curitiba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil