Folha de S.Paulo

Político usou presença no mundo digital para manter contato com jovens

-

DE MADRI

Em seu tuíte mais recente, datado em 7 de agosto, o expresiden­te de Israel Shimon Peres escreveu: “Nesta semana completei 93 anos, e me pareceu a idade certa para entrar no Snapchat”.

Ele publicou sua foto, sorridente, dentro do fantasminh­a que é símbolo da rede social de compartilh­amento instantâne­o de imagens.

O acidente vascular cerebral que Peres sofreu no dia 13 de setembro, porém, não lhe deixou muito tempo para explorar a ferramenta digital —outras entre tantas com que ele vinha se comunicand­o.

Em diversas ocasiões, ele insistiu na necessidad­e de manter-se em contato com os jovens de seu país, e afirmou que as gerações mais velhas tinham que se adaptar aos avanços tecnológic­os. viralizado­s no país.

Em 2013, Peres protagoniz­ou um vídeo da canção “Be My Friend, Share Peace” (seja meu amigo, compartilh­e a paz). Em um trecho, ele posava ao lado do jogador brasileiro Ronaldo. Em outro, manuseava um tablet.

Em 2014, quando deixou a Presidênci­a, ele apareceu em uma gravação procurando emprego. Depois, trabalhand­o em diversas funções, como frentista em um posto.

Como segurança, ele perguntava a um homem se estava armado.

Ótimo que não esteja, pois o intelecto é a maior arma do homem, dizia.

Por fim, Peres saltava de um avião dizendo que “o futuro pertence àqueles que ousam”.

Ele pousava, penteava o cabelo e começava a caminhar.

(DB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil