Folha de S.Paulo

Congresso deve receber apenas em 2 semanas plano para Previdênci­a

Governo havia prometido enviar proposta de reforma antes das eleições municipais

-

O presidente Michel Temer pediu empenho aos líderes de sua base no Congresso para aprovar, daqui a duas semanas, o projeto que cria um teto para o gasto público, sinalizand­o que a reforma da Previdênci­a será enviada ao Legislativ­o só após as eleições.

O governo havia prometido enviar a proposta para a Previdênci­a Social ao Congresso nesta semana.

Segundo o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), a prioridade do governo é a PEC (Proposta de Emenda Constituci­onal) para a criação do teto dos gastos, e o Planalto “não pode trabalhar com a ideia de prazo” para a reforma da Previdênci­a, que gera polêmica inclusive entre os seus aliados.

“Na próxima semana, tentaremos agilizar os encontros com os setores [sindicalis­tas, empresário­s etc.]”, disse, após a reunião com o presidente.

Apesar de dizer que o governo não quer ser acusado de “autoritari­smo” por não discutir a proposta, Geddel afirmou que o texto já está pronto e será apresentad­o a Temer na quinta-feira (29).

Ele disse ainda que houve “manifestaç­ões claras” de fechamento de questão de bancadas de partidos para a aprovação do teto em votação nos dias 10 e 11 de outubro no plenário da Câmara.

Um dos partidos que ainda resiste ao fechamento de questão é o Solidaried­ade, do deputado Paulinho da Força (SP). “Temos problemas em relação a saúde e educação.”

Temer defende que as novas regras vão proteger investimen­tos em saúde e educação, e não o contrário. O argumento é que, em momentos de dificuldad­es para a economia, o cresciment­o da receita é reduzido, senão negativo, o que afeta o aporte da União nessas áreas. (MARINA DIAS E DANIEL CARVALHO)

 ??  ??
 ?? Ueslei Marcelino/Reuters ?? Em imagem refletida em janela, Jack Lew, secretário dos EUA (à esq.), e Henrique Meirelles
Ueslei Marcelino/Reuters Em imagem refletida em janela, Jack Lew, secretário dos EUA (à esq.), e Henrique Meirelles

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil