Folha de S.Paulo

Petroleiro­s ameaçam parar nesta quinta

Sindicato que representa funcionári­os da área administra­tiva rejeita proposta de reajuste salarial da companhia

- NICOLA PAMPLONA

Federação que reúne a maioria dos sindicatos da categoria ainda terá mais uma rodada de negociação com estatal

O Sindicato dos Petroleiro­s do Rio de Janeiro (Sindipetro­RJ) anunciou que iniciará nesta quinta (29) greve por tempo indetermin­ado, contra a proposta da empresa para o reajuste salarial deste ano.

O Sindipetro-RJ, que representa principalm­ente funcionári­os das áreas administra­tivas do Rio, se antecipou ao resto da categoria, que ainda avalia a proposta de greve.

De acordo com o nota do sindicato, a proposta da estatal é “extremamen­te rebaixada” e tem como objetivo tornar mais atraentes ativos que a empresa quer vender.

No dia 16, a Petrobras ofereceu reajuste de 4,97% no piso regional de seus empregados —incluindo salário e adicionais— para quem ganha até R$ 9.000. Para os outros, o aumento seria de R$ 447,30.

Além disso, a empresa propôs reduzir à metade o valor das horas extras e dar a seus funcionári­os administra­tivos como opção a redução da jornada com corte do salário.

A Federação Nacional dos Petroleiro­s (FNP), à qual o Sindipetro-RJ está filiado, pede 19% de reajuste salarial.

Trabalhado­res ligados à Federação Única dos Petroleiro­s (FUP), que reúne a maior parte dos sindicatos que negociam com a Petrobras, também estão realizando assembleia­s sobre a greve. mudanças nas regras para exploração do pré-sal, para desobrigar a Petrobras de explorar todos os campos da área.

Segundo Parente, a mudança nas regras do pré-sal, atualmente em discussão no Congresso, seria um ganho para a empresa e também para o país. “Para a atração de investimen­tos e geração de riqueza, emprego e renda, é muito importante que o país possa ter outros players”, afirmou. DIMMI AMORA,

 ?? Alan Marques/Folhapress ?? O presidente da Petrobras, Pedro Parente, em Brasília
Alan Marques/Folhapress O presidente da Petrobras, Pedro Parente, em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil