Folha de S.Paulo

Livro de Alice Munro, Nobel de 2013, é destaque de coleção

Volume de contos da canadense chega às bancas no domingo (2)

-

Quando a canadense Alice Munro, 85, foi anunciada vencedora do Nobel em 2013, foi também uma vitória pessoal para os críticos que desde cedo enxergaram nela um nome comparável a gigantes da arte de escrever contos, como as americanas Flannery O’Connor (1925-1964) e Eudora Welty (1909-2001).

“Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento”, volume 27 da Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura, chega às bancas no próximo domingo (2) e mostra como Munro consegue ser relevante para leitores de qualquer lugar sem se afastar de uma pequena comunidade canadense.

Suas histórias sempre se passam na região de Huron County, próxima a Ontario. Sua capacidade de criar perfis complexos dos personagen­s em poucas páginas dá a impressão de que alguns contos são breves romances

Dois contos do livro foram adaptados para o cinema. O filme “Longe Dela” (“Away from Her”), dirigido por Sarah Polley em 2006, recria “O Urso Atravessou a Montanha”. Um marido acompanha por anos a mulher com Alzheimer, que não o reconhece mais, e vê que ela começa a se interessar por um homem internado na mesma clínica.

Lançado em 2013, “Amores Inversos” (“Hateship, Friendship”) é um drama romântico dirigido por Liza Johnson, baseado no conto que dá nome ao livro. Kristen Wiig vive a babá de uma menina que tenta manipular situações para provocar uma relação entre sua cuidadora e seu pai. (THALES DE MENEZES)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil