Folha de S.Paulo

Outubro deverá ter entrada recorde de clientes no mercado livre de energia

-

O mês de outubro deverá registrar o maior número de migrações de consumidor­es para o mercado livre de energia—em que o preço é fechado com a comerciali­zadora—, segundo a CCEE (do setor).

Hoje, existem 1.542 pedidos de adesão em aberto, e o próximo mês concentra 368 solicitaçõ­es —348 delas são de clientes especiais (utilizam fontes renováveis).

O processo de adesão ao mercado livre leva em torno de seis meses, e a consolidaç­ão dos pedidos feitos em fevereiro, prevista para outubro, superou as expectativ­as, diz Roberto Castro, da CCEE.

“Ao mesmo tempo em que cresce a quantidade de agentes, cai o uso de energia per capita. Após a entrada de grandes consumidor­es, as companhias de menor porte têm aderido”, aponta.

Na comerciali­zadora Delta Energia, subiu o número de fev. mar 16 abr mai jun jul supermerca­dos e universida­des na carteira de clientes.

“Até junho, a solicitaçã­o de pedidos estava bem acima da média. As empresas se armavam mais contra a crise e tinham a redução de custos como mantra”, segundo Ricardo Lisboa, da companhia.

A simplifica­ção de regulament­ações ago set out nov dez no início deste ano também incentivou a migração e reduziu prazos, diz.

A entrada maior ou menor de consumidor­es vai depender do período de chuvas, que começa em novembro e vai influencia­r nas tarifas, lembra o presidente da Comerc, Cristopher Vlavianos.

 ?? Eduardo Knapp - 27.abr.2016/Folhapress ?? Ricardo Lisboa, sócio da comerciali­zadora Delta Energia
Eduardo Knapp - 27.abr.2016/Folhapress Ricardo Lisboa, sócio da comerciali­zadora Delta Energia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil