Folha de S.Paulo

PF prende Garotinho, ex-governador do Rio

Secretário de Governo de Campos dos Goytacazes (RJ), ele é suspeito de comprar votos para eleger aliados na cidade

-

Esquema mais que duplicou beneficiár­ios de programa de ajuda a pobres; documentos de prova foram queimados

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) foi preso preventiva­mente pela Polícia Federal nesta quartafeir­a (16) sob acusação de comandar um esquema de compra de votos na eleição em Campos dos Goytacazes (RJ), sua base eleitoral.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o ex-governador tentou coagir duas testemunha­s do caso e eliminou documentos públicos que ajudariam na apuração dos supostos crimes.

Segundo as investigaç­ões, o esquema mais que dobrou o número de beneficiár­ios do Cheque Cidadão, da Prefeitura de Campos, desde junho. O objetivo seria usar para fins eleitorais o programa, que dá R$ 200 a famílias pobres.

De acordo com o Ministério Público, 34 candidatos a vereador eram beneficiad­os pela prática, dos quais 11 eleitos.

Os candidatos de Garotinho passaram a comandar a inscrição de novos beneficiár­ios, segundo a promotoria. Assim, o número de famílias atendidas pelo programa subiu de cerca de 11 mil antes de junho para cerca de 29 mil em outubro, diz a Justiça.

A defesa do ex-governador afirma que a prisão “é abusiva, ilegal e decorre de sua constante denúncia de abusos de maus tratos a pessoas presas ilegalment­e naquela comarca”. Ele sofreu com pressão alta na cela da Polícia Federal e foi internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio.

A prisão de Garotinho ocorre após uma série de fases das Candidatos a vereador aliados a Garotinho indicavam pessoas que seriam incluídas no programa Cheque Cidadão EXPLOSÃO DE BENEFICIÁR­IOS Número de beneficiár­ios do programa Cheque Cidadão Junho Outubro operações “Vale Voto” e “Chequinho”, que prenderam quatro vereadores, uma secretária municipal e a secretária pessoal da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), mulher do ex-governador. Todos já foram soltos.

Garotinho, que ocupa o cargo de secretário municipal de Governo, havia inclusive pedido habeas corpus preventivo para evitar sua prisão. No início do mês, seu subsecretá­rio, Alcimar Ferreira, também foi alvo de mandado de prisão.

O Cheque Cidadão de Campos é idêntico ao criado por Garotinho quando esteve à frente do governo estadual. Na época, o programa também foi alvo de suspeitas de uso eleitoral.

De acordo com a promotoria, beneficiár­ios do programa municipal passaram a ser inscritos por indicação de candidatos a vereador sem procedimen­tos obrigatóri­os,

 ?? Ricardo Borges/Folhapress ?? Garotinho ao ser levado para a sede da PF no Rio de Janeiro
Ricardo Borges/Folhapress Garotinho ao ser levado para a sede da PF no Rio de Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil