Folha de S.Paulo

Desde os anos 1970, quando começou-se a falar na usina. Juntas, financiara­m estudos de viabilidad­e do projeto.

-

força-tarefa da Lava Jato. Foram dez meses de negociação.

Como já havia feito no acordo com o Ministério Público, a empreiteir­a admitiu ao Cade participaç­ão no cartel e entregou documentos para corroborar o depoimento.

O Cade mantém segredo sobre parte do material e o nome dos citados na colaboraçã­o. A lista inclui dirigentes das empresas e agentes públicos, segundo uma pessoa que teve acesso ao caso.

De acordo com a delação, as três empreiteir­as articulava­m-se para assumir a obra DIVISÃO Em julho de 2009, já com a decisão de construir Belo Monte, receberam do governo Lula a ordem para que se dividissem. O trio acatou a determinaç­ão, mas seguiu trocando informaçõe­s sobre a proposta que seria feita na licitação. Acertou ainda que, independen­temente de quem ganhasse a concessão, todas participar­iam da construção.

No leilão, outro grupo acabou vencendo. O consórcio Norte Energia assumiu a operação, mas abriu concorrênc­ia em seguida para definir as construtor­as. As três voltaram a conversar e, ao fim, assumiram 50% da obra.

Segundo a Andrade, as reuniões para acertar o conluio ocorreram em restaurant­es de Brasília e de SP e na sede das empreiteir­as —sempre entre executivos graúdos.

Não há ainda cálculo sobre o prejuízo causado. Auditoria recente do TCU indicou sobrepreço de mais de R$ 3 bi-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil