Folha de S.Paulo

CRÍTICA Religião e feminismo andam juntos em documentár­io sensível

‘Marias’, de Joana Mariani, é uma jornada pelo poder do feminino atrelado à imagem de Nossa Senhora

- MARINA GALEANO AVALIAÇÃO

FOLHA

Por que, para tantas pessoas, Maria tem uma importânci­a tão grande?

A pergunta mobilizou a diretora Joana Mariani a percorrer cinco países da América Latina em busca dos significad­os, dos valores e dos símbolos que estão por trás da figura de Nossa Senhora.

O resultado dessa investigaç­ão —que não traz uma resposta, e sim diversas perspectiv­as a respeito do tema— pode ser apreciado no sensível documentár­io “Marias - A Fé no Feminino”, que entra em cartaz nos cinemas a partir desta quinta (17).

Muito além da religião, este é um filme sobre a mulher; uma jornada pelo poder do feminino atrelado à imagem da santa e reverencia­do em culturas latinas através das festas marianas.

Embaladas por uma fotografia apurada e por uma trilha sonora marcante, vozes do Brasil, Cuba, Peru, México e Nicarágua ajudam a desenhar boa parte da simbologia que envolve a Virgem Maria.

“Xarás” da padroeira trazem histórias de fé que explicam exibição do documentár­io, quem tiver Maria no nome não pagará ingresso. Até a conclusão desta edição, no entanto, a lista de salas que oferecerão o benefício não estava completa. Segundo a assessoria do filme, ela pode ser conferida a partir de hoje em www.facebook. com/Mariasofil­me. os motivos de sua crença.

Aí está uma das grandes sacadas do documentár­io: nada de lenga-lenga religiosa. Escolhidas a dedo, as narrativas são, sobretudo, humanas, cheias de questionam­entos e incertezas. E, mais do que explorar a relação com a fé, elas lançam um olhar feminista acerca do papel da santa na sociedade.

Cada fala e cada imagem compõem um mosaico que convida o espectador a entender quem é Maria, afinal.

No México, na Nicarágua ou no Brasil, ela é mãe, é trabalhado­ra, é autônoma, é salvadora, é plural, é força, é união, é amor. Marias são muitas e, ao mesmo tempo, uma só. Somos todas Marias e Maria é todas nós. DIREÇÃO Joana Mariani PRODUÇÃO Brasil, 2016, livre QUANDO estreia nesta quinta (17) AVALIAÇÃO muito bom ruim regular bom muito bom ótimo

Ssem avaliação

 ?? Divulgação ?? Cena de ‘Marias’; cineasta viajou em busca dos símbolos por trás da figura da mãe de Jesus
Divulgação Cena de ‘Marias’; cineasta viajou em busca dos símbolos por trás da figura da mãe de Jesus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil