Folha de S.Paulo

FBI afirma que atirador viajou à Flórida só para atacar aeroporto

Autor pode ser condenado à morte por matar 5 em Fort Lauderdale

-

O FBI (polícia federal dos EUA) informou neste sábado (7) que o atirador que matou cinco pessoas no aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, viajou exclusivam­ente para realizar o ataque.

O ex-militar Esteban Santiago, 26, foi denunciado por ato de violência seguido de morte em um aeroporto internacio­nal, um crime federal, e uso indevido de armas. O primeiro crime pode levá-lo à pena de morte.

Santiago foi interrogad­o pelos policiais de madrugada. O agente especial do FBI em Miami, George Piro, disse que o órgão não descarta a hipótese de terrorismo.

Segundo os policiais, Santiago comprou uma passagem só de ida de Anchorage, no Alasca, onde morava, para Fort Lauderdale, fazendo conexção em Minneapoli­s. No ataque, usou uma pistola 9 mm semiautomá­tica.

O FBI confirmou que o exsoldado, que serviu na guerra do Iraque, foi há dois meses a um escritório do órgão em Anchorage, dizendo que ouvia vozes.

Dentre elas, uma que lhe dizia que a CIA (Agência Central de Inteligênc­ia) o forçava a assistir vídeos da milícia terrorista Estado Islâmico e o coagia para aderir à facção.

Ele foi levado pela polícia de Anchorage a um hospital psiquiátri­co. Os agentes locais afirma que na ocasião apreendera­m uma arma, mas que foi devolvida em dezembro. Não se sabe, porém, se é a pistola usada no ataque.

O terminal de Fort Lauderdale voltou a funcionar neste sábado (7), às 5h locais (8h em Brasília). Enquanto esteve fechado, milhares de pessoas ficaram retidas, enquanto acontecia a perícia.

As autoridade­s ainda não divulgaram o nome das víti- mas, mas a imprensa diz que dentre elas há um aposentado e um bombeiro. Seis feridos ainda estão internados.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil