Folha de S.Paulo

Indústria de calçados amplia exportaçõe­s em 4% em 2016

-

A receita com exportaçõe­s da indústria brasileira de calçados teve um cresciment­o, em dólares, de 4% no ano passado, na comparação com 2015, segundo a Abicalçado­s, associação do setor.

“Tivemos um bom desempenho no último trimestre, isso impulsiono­u o resultado do ano”, afirma o presidente da entidade, Heitor Klein.

O comércio com os Estados Unidos ajudou a alavancar as vendas do setor: em dólares, a expansão foi de 15,7% no ano passado.

A mudança de governo no país —que, com uma fatia de cerca de 20% das vendas, é o maior comprador das companhias nacionais— tem gerado expectativ­a, diz Klein.

“Vamos observar a política industrial do presidente Trump, mas há outros possíveis reflexos, como dos juros norte-americanos, que afetam o câmbio nacional.”

A Argentina, segundo mercado mais importante para a indústria, também aumentou suas compras —a alta foi de aproximada­mente 50%— e ampliou sua participaç­ão nas vendas: de 7%, em 2015, foi para atuais 11%.

“Apesar da evolução, principalm­ente no primeiro semestre, as barreiras comerciais do país persistem.”

As empresas exportador­as se beneficiar­am do aumento das vendas, mas uma retomada do setor só deverá vir a partir da melhora do mercado doméstico, diz Klein.

A projeção é que de o consumo volte a crescer a partir do segundo semestre de 2017.

Gestão até no lazer. O livro que Pedro Parente tem à sua cabeceira—”Engineerso­fVictory”,dePaulKenn­edy—ésobre história da Segunda Guerra Mundial, mas tem muito de planejamen­to, diz ele.

A obra, cuja tradução foi publicada pela editora Companhia das Letras, conta a história dos “solucionad­ores de problemas” que mudaram o rumo da guerra em favor dos Aliados.

“Eles viraram a batalha do Atlântico em 1943, quando os Aliados tiveram quase dois milhões de toneladas afundadas pelos submarinos alemães”, afirma. O livro tem cinco partes ou análises dos problemas resolvidos. “O livro, de certa forma,

“O autor é um excelente lida com estratégia, gestão historiado­r e tem uma narra- e planejamen­to, que são assuntos tiva que prende a atenção do em que tenho bastante leitor”, relata Parente, que se interesse. Estou gostando, interessa pela história da Se- embora esteja ainda na primeira gunda Grande Guerra. das cinco partes.”

 ??  ?? Frederico Trajano, presidente da empresa de varejo
Frederico Trajano, presidente da empresa de varejo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil