Folha de S.Paulo

O serralheir­o Jander de Andrade Maciel tinha 27 anos e

-

queria provar na Justiça a inocência de uma acusação de estupro, crime que ele negava ter cometido. Seu irmão trabalha no mesmo cemitério em que ele será enterrado.

“Meuirmãomo­rreuinocen­te. Estava provando na Justiça. Uma mulher na vizinhança apareceu com umas marcas. A palavra dela valeu mais”, diz Janderlan Maciel.

Errailson Ramos de Miranda, 33, havia sido condenado sob acusação de estuprar e matar uma criança de quatro anos. A família não o abandonou no presídio. No seu enterro, havia mais de 50 pessoas.

Jander e Errailson são dois dos 93 detentos mortos entre domingo (1) e sexta (6) em três penitenciá­rias de Manaus(AM)edeBoaVist­a(RR), primeiro numa investida da facção FDN (Família do Norte) contra o PCC (Primeiro Comando da Capital) e, depois, em uma investida do PCC contra presos sem ligação com a FDN ou outras facções, de acordo com o Estado.

Dados obtidos pela Folha indicam que, de 69 mortos identifica­dos até o sábado (7) nasduascid­ades,quaseameta­de fora presa sob acusação de roubo (35). Mas também havia crimes de menor potencial

38 dos 56 assassinad­os foram identifica­dos, com dados da empresa Umanizzare e do IML

ofensivo, como furto (6), uso de documento falso (2) e falsificaç­ão de moeda (1).

Acusações de homicídio atingiam 17 dos mortos, ou cerca de um quarto do total.

Dos 38 mortos identifica­dos em Manaus, a maioria tinha até 30 anos (58%) e dez eram acusados de homicídio (26%). Em Boa Vista, a acusação mais comum era o tráfico de drogas, (18 casos).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil