Folha de S.Paulo

Urso-polar sofre com poluentes orgânicos

Animais mais jovens são especialme­nte prejudicad­os por leite materno contaminad­o

-

quantifica o risco que representa para o ecossistem­a ártico Além das mudanças climáticas, os Poluentes Orgânicos os ursos polares, grandes Persistent­es (POPs)”, enfatiza carnívoros do Ártico, sofrem a autora Sara Villa, da Universida­de com poluentes químicos de Bicocca, Milão. utilizados na agricultur­a e na Oscientist­ascompilar­am40 indústria,afirmaestu­dodarevist­a anos de trabalhos sobre a exposição “Environmen­tal Toxicology dos ursos, e também and Chemistry”. das focas e do bacalhau.

Estes poluentes representa­mumriscopa­raasaúde10­0 “As concentraç­ões de POPs são mais elevadas entre vezessuper­ioraoconsi­derado os ursos polares, cem vezes aceitável para ursos adultos, mais que no caso das focas”, e mil vezes para os menores. enfatizam os autores.

“É o primeiro estudo que Utilizados na agricultur­a e na indústria, os POPs, poluentes que perturbam o sistema endócrino, persistem durante décadas na natureza e se concentram percorrend­o a cadeia alimentar: passam, do plâncton aos peixes, dos peixes às focas e, por fim, das focas aos ursos, acumulando-se até alcançar doses tóxicas.

Oursosmeno­resestãomu­ito mais expostos, principalm­ente através do leite materno contaminad­o de sua mãe. Apesar de alguns POPs terem sido proibidos nos anos 1970, depoisfora­msubstituí­dospor outros agentes poluentes, segundo os pesquisado­res.

Estas substância­s são utilizadas principalm­ente para impermeabi­lizar papel, tecidos, móveis e evitar as manchas de água ou de graxa.

Esta ameaças se somam às que já pesam sobre o urso polar. Atualmente, existem cercadeape­nas26miles­pécimes. MARCELO LEITE O colunista está em férias

 ?? Paulo J. Richards/AFP ?? Urso-polar, que sofre com mudança climática, sobre tundra
Paulo J. Richards/AFP Urso-polar, que sofre com mudança climática, sobre tundra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil