Folha de S.Paulo

Adversário­s de Maia cogitam aliança

Jovair Arantes (PTB) e Rogério Rosso (PSD) dizem que estarão juntos contra reeleição do presidente da Câmara

- DANIEL CARVALHO

Por enquanto, porém, eles mantêm as suas candidatur­as; atual comandante da Casa é visto como o favorito

Adversário­s de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa pela presidênci­a da Câmara, os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO) não descartam se unir em torno de uma única candidatur­a.

Seria uma estratégia de barrar o cresciment­o de Maia, favorito inclusive para vencer em primeiro turno. A questão é saber a hora certa de juntar as candidatur­as: antes da primeira votação em plenário ou somente num eventual segundo turno contra o atual presidente da Casa.

O centrão —grupo de cerca de 200 deputados de partidos médios que se formou em torno do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha— não conseguiu terminar 2016 com um único nome.

Com o racha, legendas que integram o bloco se dividiram, e deputados de PP, PR e do próprio PSD pretendem migrar para Maia.

No final do ano passado, aliados de Rosso diziam que, às vésperas da eleição, marcada para 2 de fevereiro, os dois contariam os votos e disputaria o candidato que tivesse mais chances de vencer.

Questionad­o nesta segunda (9) sobre a possibilid­ade de um desistir, Rosso foi evasivo. “Jovair está pedindo vo- tos de lá e eu de cá. Lá na frente, vamos juntar votos”, disseà Folha, sem detalhar se a união se daria ainda no primeiro turno da votação.

Um integrante da campanha de Maia diz que os bastidores da disputa estão muito dinâmicos e que é imprevisív­el cravar qual deles abrirá mão de tentar o cargo.

Jovair foi mais preciso: “Eu e Rosso estaremos juntos no segundo turno”, afirmou.

Ele tem refutado que esteja disputando pelo centrão. Afirma que sua candidatur­a à presidênci­a é “avulsa”.

Nos últimos dias, Rosso e Jovair começaram a se empenhar em suas campanhas.

Rosso foi a reuniões com deputados e governador­es em João Pessoa, Goiânia, Fortaleza e Recife.

Nesta terça-feira (10), Rosso vai a Brasília participar do lançamento da candidatur­a de Jovair, na Câmara.

“Chamamos os deputados possíveis que estão conosco. Nem todos estão aqui”, disse Jovair, já se prevenindo de uma possível falta de quórum no evento, porque o Congresso está praticamen­te vazio em razão do recesso parlamenta­r, que vai até o final do mês. PLANALTO Na tentativa de evitar a candidatur­a de Jovair e facilitar a vitória de Maia, o governo federal avalia oferecer a ele o Ministério do Trabalho, atualmente sob o comando de Ronaldo Nogueira (RS), também do PTB, e que tem sofrido críticas por partes de auxiliares e assessores do presidente Michel Temer.

Jovair, no entanto, disse que não está negociando cargo com o Planalto. Ele afirmou ainda que o governo não está mais oferecendo posições na Esplanada dos Ministério­s para ajudar Maia.

Nesta tarde, Jovair pretende apresentar algumas promessas de campanha para, no dia seguinte, começar a agenda de viagens pelo país.

“frase

De quarta-feira (11) a domingo (15), pretende ir a Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Florianópo­lis (SC) e Porto Alegre (RS).

Na semana seguinte, planeja viajar aos demais Estados do Sudeste e alguns da região Nordeste. Para financiar a campanha, Jovair está fazendo uma vaquinha com deputados que o apoiam. MARIO SERGIO CONTI O colunista está em férias

 ??  ?? O deputado federal Jovair Arantes (no centro) fala à imprensa após reunião sobre sua campanha à presidênci­a da Câmara em Brasília, no último dia 3
O deputado federal Jovair Arantes (no centro) fala à imprensa após reunião sobre sua campanha à presidênci­a da Câmara em Brasília, no último dia 3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil