Folha de S.Paulo

Trump deve indicar genro para cargo na Casa Branca

Jared Kushner deve ser conselheir­o da Presidênci­a, diz mídia americana

-

Indicação do parente pode ser barrada devido a leis antinepoti­smo e a regulament­ações sobre conflito de interesses

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, vai indicar seu genro, Jared Kushner, 35, a um posto de conselheir­o da Presidênci­a, afirmaram nesta segunda-feira (9) o jornal “The New York Times” e a rede NBC.

A indicação de Kushner já era esperada, mas não se sabe qual papel ele desempenha­rá na Casa Branca.

Assim como Trump, Kushner é um nome proeminent­e da indústria imobiliári­a de Nova York.

Seus negócios podem representa­r potenciais conflitos de interesse, como o bilionário acordo com o grupo chinês Anbang para reformar edifício na Quinta Avenida.

Kushner pode ser enquadrado na lei antinepoti­smo de 1967 —sancionada após John Kennedy indicar o irmão para ser procurador-geral.

O anúncio oficial do cargo de Kushner é esperado para os próximos dias, segundo duas fontes próximas da equipe de transição do presidente eleito.

De acordo com o jornal “New York Times”, Kushner está trabalhand­o com sua equipe de advogados e estudando como pode se distanciar dos seus negócios para assumir um cargo na Casa Branca.

Kushner emergiu durante a campanha eleitoral como uma das principais vozes na equipe do republican­o, especialme­nte nas áreas de estratégia e financiame­nto.

Sua empresa, as Organizaçõ­es Kushner, é uma das maiores do ramo imobiliári­o em Nova York e é dona do portal “New York Observer”.

O empresário se casou com Ivanka Trump em 2009. O casal tem três filhos. EM FAMÍLIA Para críticos, Trump alimenta tanto nepotismo quanto conflito de interesses ao incorporar seus filhos à sua equipe de transição e, agora, ao seu governo.

Donald Jr., 39, o primogênit­o do presidente eleito, foi decisivo na seleção do deputado Ryan Zinke (Montana), com quem compartilh­a o amor à caça, para o Departamen­to do Interior.

Já Eric, 33, segundo filho, juntou-se ao pai em ao menos uma reunião com Mitt Romney, quando o ex-presidenci­ável ainda estava no páreo para ser secretário de Estado.

Romney não foi escolhido em parte porque suas visões de mundo divergiam muito das de Trump, mas também porque ele se recusou a pedir desculpas públicas por ter chamado o empresário de “fraude” na campanha.

Ivanka, 35, a filha mais velha, também deve ter papel de destaque na futura gestão.

Ela estava presente, por exemplo, quando o pai recebeu o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe —isso enquanto Ivanka negociava licenciar sua marca de roupas para uma empresa japonesa.

 ?? Mark Wilson - 9.nov.2016/Getty Images/AFP ?? Trump abraça Jared Kushner após sua vitória nas eleições
Mark Wilson - 9.nov.2016/Getty Images/AFP Trump abraça Jared Kushner após sua vitória nas eleições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil