Folha de S.Paulo

Para juiz, ‘favela marmitex’ talvez seja melhor lugar do presídio

-

DO ENVIADO A BOA VISTA

O juiz substituto da vara de execuções penais de Boa Vista, Marcelo Oliveira, afirmou nesta segunda (9) que a “ala da cozinha” do presídio em que ocorreu a chacina de 33 detentos na semana passada “é uma favela de verdade”.

A Folha revelou nesta segunda que 282 detentos vivem na ala de barracos de lona, madeira e até tampas de marmitex construído­s com material enviado por familiares e autorizado pela direção do presídio.

“De fato é uma situação complicada, você vê que o poder público não consegue sequer construir prédio para colocar os presos lá dentro”, disse o juiz. A responsabi­lidade pelas obras é do governo do Estado, que afirmou estar tomando providênci­as para construir um novo presídio até o final do ano, com capacidade para 390 detentos.

Tendo feito visitas ao presídio ao longo do ano passado, o magistrado apontou que a situação “é desumana”. Inúmeros setores do presídio que foram quebrados em diversas rebeliões ainda não foram recuperado­s. “Parece que houve um bombardeio.”

A comida entregue aos detentos muitas vezes aparece estragada e com mau cheiro. O esgoto corre a céu aberto, pois as fossas vazam, formando “piscinas de dejetos”.

Nesse contexto, segundo o juiz, a “favela” ainda “talvez seja o melhor lugar” do presídio, pois os barracos são mais arejados do que as alas de alvenaria e os presos têm fogões rústicos nos quais podem esquentar e refazer a comida das marmitas.

“Nós precisamos de outro presídio. O governo não vai conseguir organizar aquilo”, disse o juiz.

Em entrevista coletiva, o secretário de Justiça, Uziel Castro, concordou que os presos vivem “em condição subumana”, mas alegou que a governador­a Suely Campos (PP) recebeu “herança maldita” de governos anteriores. PRESOS COM MEDO No início da noite de segunda, a PM entrou de prontidão na área externa da penitenciá­ria depois que um grupo de cerca de 15 presos procurou a guarda para dizer que temem morrer à noite.

Eles pediram proteção e foram colocados provisoria­mente em uma sala conhecida como “contenção”. Por volta das 20h, policiais militares informaram extraofici­almente que a situação estava sob controle. (RV)

 ??  ?? Barraco com tampas de marmitex feito por detentos no presídio em que 33 foram mortos em Boa Vista na semana passada
Barraco com tampas de marmitex feito por detentos no presídio em que 33 foram mortos em Boa Vista na semana passada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil