Folha de S.Paulo

Cristiano Ronaldo confirma favoritism­o

O atacante português foi eleito pela quarta vez em sua carreira como o melhor jogador do mundo

-

PRÊMIO DA FIFA

Os prognóstic­os sobre a vitória de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo de 2016 se concretiza­ram nesta segunda-feira (9) em cerimônia realizada na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

Após um ano praticamen­te perfeito, no qual faturou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes, pelo Real Madrid, e a Eurocopa, pela seleção de Portugal, o atacante de 31 anos recebeu o troféu “The Best”, criado pela Fifa depois que a Bola de Ouro —que também foi dada ao português em dezembro— voltou a ser entregue pela revista “France Football”.

Com 34,54% dos votos, Ronaldo alcançou o quarto título de melhor do mundo em sua carreira (2008, 2013, 2014 e 2016) e se aproximou de Lionel Messi, com cinco conquistas. A votação é dividida entre técnicos e capitães (50%), jornalista­s (25%) e voto popular (25%).

O argentino, que não compareceu na premiação devido à preparação do Barcelona para a partida pela Copa do Rei, na quarta (11), ficou na segunda colocação, com 26,42%. O francês Antoine Griezmann terminou em terceiro, com 7,53%.

“Havia muitas dúvidas, mas esse foi um troféu que mostrou que as pessoas não são cegas. Elas veem os jogos, as competiçõe­s. Depois do que eu ganhei com a seleção e com meu clube eu não tinha dúvidas que deveria ter ganho este troféu. Foi um ano magnífico a nível pessoal e a nível coletivo. Jamais posso esquecer desse ano maravilhos­o”, comemorou Ronaldo.

Além das conquistas pelo clube espanhol e pela seleção de seu país, o português acumulou feitos individuai­s. Foi vice-artilheiro do Espanhol, com 35 gols, atrás de Luiz Suárez (40); e artilheiro da Liga dos Campeões, com 16.

Desde a primeira conquista de Cristiano Ronaldo, em 2008, o prêmio virou um duopólio entre ele e Messi, e a perseguiçã­o do português está cada vez mais acirrada. O argentino venceu em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015, abrindo distância consideráv­el —em 2012, chegou a emplacar vantagem de 4 a 1. OUTROS PREMIADOS Houston Dash. Ela derrotou a brasileira Marta e a alemã Melanie Behringer.

Com um gol de falta, em fevereiro, pelo Penang F.C., da Malásia, o malaio Mohd Faiz Subri teve 59,4% dos votos do público e ficou com o prêmio Puskás de gol mais bonito do ano. O meia-atacante Marlone, do Corinthian­s, escolhido por 22,8% dos eleitores, ficou em segundo. A venezuelan­a Daniuska Rodríguez foi a terceira colocada.

Havia muitas dúvidas, mas esse foi um troféu que mostrou que as pessoas não são cegas. Depois do que eu ganhei com a seleção e com meu clube eu não tinha dúvidas que deveria ter ganho este troféu

 ?? Rubens Sprich/Reuters ?? Atacante português Cristiano Ronaldo com o troféu entregue pela Fifa, nesta segunda-feira (9), em Zurique, na Suíça
Rubens Sprich/Reuters Atacante português Cristiano Ronaldo com o troféu entregue pela Fifa, nesta segunda-feira (9), em Zurique, na Suíça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil