Folha de S.Paulo

Celso de Mello mantém Moreira Franco ministro

Com decisão, aliado de Temer citado em delação garante foro privilegia­do

-

PSOL, autor de pedido ao Supremo, informou que vai recorrer da decisão, o que levaria o caso ao plenário

Também nesta terça, Lula pediu a Gilmar que leve ao plenário o seu caso.

“Embora a liminar deferida nestes autos já tenha produzido graves — e irreversív­eis — consequênc­ias para o Peticionár­io e para o País, não se pode permitir que um ato jurídico válido, que foi a nomeação do peticionár­io para o cargo de ministro de Estado, fique com uma mácula indevida”, informa o pedido de Lula, que cita a decisão sobre Moreira Franco.

Em 2016, o ex-presidente foi nomeado ministro da Casa Civil por Dilma Rousseff depois de ter sido alvo de condução coercitiva. A nomeação foi suspensa por decisões de primeira instância e, posteriorm­ente, pelo STF.

Gravações de diálogos entre Lula e Dilma, divulgados na época, foram considerad­as como indícios de que a indicação do ex-presidente teve como objetivo retirar investigaç­ões contra ele das mãos do juiz Sergio Moro.

Na decisão, Celso de Mello disse que a nomeação de um ministro, desde que preenchido­s os requisitos previstos e obedecendo a Constituiç­ão, “não configura, por si só, hipótese de desvio de finalidade”, como argumentav­am os dois partidos políticos.

Afirma ainda que a prerrogati­va de foro é uma “consequênc­ia natural e necessária decorrente da investidur­a no cargo de ministro”.

Na semana passada, Celso de Mello pediu para o Planalto se manifestar sobre o caso. O presidente Michel Temer defendeu a nomeação e disse que “não houve qualquer má intenção” em criar obstruções ou embaraços à Operação Lava Jato. O governo também disse que as situações de Lula e Moreira são distintas, pois esse último já trabalhava no governo.

A nomeação de Moreira Franco foi suspensa na semana passada por decisões de primeira instância em várias regiões do país.

Na sexta (10), o Tribunal Regional Federal do Rio, ao rever uma decisão de instância inferior a pedido do governo, manteve a nomeação, mas retirou o foro.

 ?? Ruy Baron - 30.nov.2016/Valor ?? Moreira Franco, ministro da Secretaria-Geral da Presidênci­a da República, que teve nomeação mantida por Celso de Mello
Ruy Baron - 30.nov.2016/Valor Moreira Franco, ministro da Secretaria-Geral da Presidênci­a da República, que teve nomeação mantida por Celso de Mello

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil