Folha de S.Paulo

Irmão de ditador norte-coreano é morto em aeroporto na Malásia

Kim Jong-nam, 46, era crítico do regime e vivia no exílio desde 2001

-

O meio-irmão do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, foi assassinad­o na Malásia.

De acordo com um funcionári­o do alto escalão do governo malásio, que falou sob condição de anonimato, Kim Jong-nam, 46, afirmou aos médicos que havia sido atacado com um spray químico.

O caso ocorreu no aeroporto de Kuala Lumpur, onde Kim esperava um voo para Macau, na China. Ele morreu a caminho do hospital. Um exame vai investigar a causa da morte.

Segundo a emissora sul-coreana Chosun, citando fontes do governo sul-coreano, Kim foi envenenado por duas supostas agentes norte-coreanas, que teriam fugido de táxi.

Kim Jong-nam era conhecido por suas posições críticas ao regime da Coreia do Norte e disse certa vez a um jornal japonês que se opunha às transferên­cias dinásticas de seu país, onde o poder passa de pai para filho.

Ele também afirmou que seu irmão mais novo, Kim Jong-un, carecia de “um senso de dever e responsabi­lidade”, e advertiu que a corrupção levaria o país ao desastre.

Kim Jong-nam costumava ser chamado de “Pequeno general” quando era mais novo e chegou a ser considerad­o possível herdeiro do regime, mas caiu em desgraça em 2001, após ser preso em Tóquio ao tentar entrar com um passaporte falso para visitar um parque da Disneylând­ia.

Atualmente, vivia exilado com a família, entre Macau, Cingapura e a Malásia. Se confirmado o assassinat­o, este será o segundo parente morto pelo ditador. Em 2013, o tio Jang Song-thaek foi executado após ser condenado por traição e corrupção.

 ?? Lim Se-young/News1/Reuters ?? Em Seul, sul-coreanos assistem a noticiário sobre morte de Kim Jong-nam (à dir. na foto)
Lim Se-young/News1/Reuters Em Seul, sul-coreanos assistem a noticiário sobre morte de Kim Jong-nam (à dir. na foto)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil