Folha de S.Paulo

Amigos do empresário relatam que ele tinha grande energia para o trabalho, apesar

-

O empresário Edson de Godoy Bueno, fundador da empresa de planos de saúde Amil, morreu nesta terça-feira (14), aos 73 anos, após sofrer um infarto enquanto jogava tênis em Búzios (RJ).

Um dos homens mais ricos do país —o ranking de 2016 da “Forbes Brasil” o colocava no 18º lugar da lista de bilionário­s brasileiro­s, com US$ 3,1 bilhões—, Bueno vendeu o controle da Amil a um dos maiores grupos de saúde do mundo, a americana UnitedHeal­th Group, por US$ 4,9 bilhões, em 2012. Com a operação, tornou-se o maior acionista individual da empresa.

Mesmo após o negócio, o empresário não abandonou o setor. Dois anos depois, assumiu, ao lado de sua ex-mulher, Dulce Pugliese, o controle da Dasa, maior empresa de medicina diagnóstic­a da América Latina. A Dasa é dona de bandeiras como Delboni Auriemo, Lavoisier, Cytolab, entre outros.

De origem pobre, Bueno trabalhou como vendedor de frutas e engraxate ainda jovem, para ajudar a família no interior de São Paulo. Formou-se em medicina no Rio, mas o talento para os negócios o levou a empreender.

Enquanto estudava, conseguiu emprego na Casa de Saúde São José, em Duque de Caxias, da qual se tornou sócio. Antes de se formar já era dono do hospital.

Fundou a Amil Assistênci­a Médica na década de 1970. REPERCUSSíO de ter deixado a presidênci­a da operação brasileira da UnitedHeal­th em 2016.

Claudio Lottenberg, que o substitui no cargo, conta a última conversa que tiveram, na manhã de segunda (13). Eles combinavam uma viagem ao Nordeste para visitar hospitais ainda nesta semana.

“O Edson era meu amigo havia mais de 15 anos. Respeito o papel que ele exercia na saúde no país. Era inovador, empreended­or, dedicado, se autodesafi­ava. Tínhamos uma jornada conjunta nos últimos tempos, quando aceitei o desafio de substituí-lo.”

Em nota, Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, disse ter perdido a referência de um “self-made man”.

“O Brasil perdeu um de seus grandes empresário­s, tipo cada vez mais raro que consegue construir do nada um gerador de milhares de empregos e riqueza ao PIB.”

Bueno deixa a mulher e dois filhos.

 ?? Gabo Morales - 10.dez.12/Folhapress ?? O médico e empresário Edson de Godoy Bueno, que sofreu infarto durante partida de tênis
Gabo Morales - 10.dez.12/Folhapress O médico e empresário Edson de Godoy Bueno, que sofreu infarto durante partida de tênis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil