Folha de S.Paulo

Volta de David Brent provoca mais vergonha alheia que risada

- TETÉ RIBEIRO

A fórmula é conhecida: depois de anos de sucesso na TV, seriado vira longa.

No caso de “David Brent Life on the Road” (David Brent - Vida na Estrada), sobrou apenas o protagonis­ta, o ex-chefe regional do escritório que dava nome à série original inglesa “The Office” (2001-2003), criada e protagoniz­ada pelo humorista Ricky Gervais.

O estilo do filme que a Netflix lançou na sexta-feira (10) segue o da série, um “mockumenta­ry”, ou seja, um falso documentár­io, em que os atores falam para a câmera o tempo todo e a presença da equipe de filmagem é assumida entre os personagen­s.

“Life on the Road” é para fãs —só quem gostava do estilo de humor de “The Office” vai se divertir com as situações entre trágicas e dramáticas com as quais Ricky Gervais faz graça. É como um episódio encomprida­do, com lugar para algum romance. É uma “tragidramé­dia” romântica.

David Brent, que, no final da terceira temporada do “The Office” original grava um clipe musical e pede demissão do escritório, agora trabalha como representa­nte de vendas de produtos de higiene íntima femininos para banheiros, enquanto alimenta o sonho de virar uma estrela do rock.

Até que decide bancar com as próprias economias uma turnê de sua banda, contratand­o os músicos, o técnico de som e um rapper como segunda voz. Acontece que ele é no palco como era no escritório, um desastre de empatia, com humor inabalável.

Suas músicas replicam estilos como reggae, ska, rock, balada e temas que variam de índios norte-americanos aos limites do humor politicame­nte correto. Ele faz vozes e dancinhas diversas para cada canção, o que enche os músicos e o rapper de vergonha e é uma das coisas mais engraçadas do filme. Além disso, tem a irritante mania de explicar as letras das músicas antes de entoá-las.

Todas essas situações são exploradas comicament­e pelo intérprete e criador desse personagem que provoca mais constrangi­mento que risada, e que todo mundo conhece na vida real, seja no escritório, seja na família. Agora na versão artista. Desastre anunciado, mas muito divertido. DIREÇÃO Ricky Gervais ELENCO Ricky Gervais, Doc Brown PRODUÇÃO Reino Unid0/EUA, 2016, 14 anos ONDE Netflix AVALIAÇÃO regular

 ?? Fotos Divulgação ?? Ricky Gervais como o personagem de ‘The Office’, que sai do escritório para cantar rock
Fotos Divulgação Ricky Gervais como o personagem de ‘The Office’, que sai do escritório para cantar rock

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil