Folha de S.Paulo

FESTIVAL DE BERLIM Filme sobre refugiado repete êxito de ‘Fogo no Mar’ e é ovacionado

Comédia ‘The Other Side of Hope’, do finlandês Aki Kaurismäki, é favorito ao prêmio principal

- GUILHERME GENESTRETI

Fora da competição, longa ‘The Lost City of Z’, com Charlie Hunnam e Robert Pattinson, explora a Amazônia

Pelo segundo ano consecutiv­o, um longa que trata do tema dos refugiados é o mais ovacionado da programaçã­o do Festival de Berlim, repetindo o êxito do documentár­io “Fogo no Mar”, que levou o prêmio de melhor filme da mostra por seu relato pungente sobre a travessia dos imigrantes para a Europa.

Agora, contudo, o tema é revisitado sob a chave da comédia. Mas mais uma vez dá chancela de favorito ao Urso de Ouro, o principal prêmio da mostra alemã.

“The Other Side of Hope”, (o outro lado da esperança) do finlandês Aki Kauriskmäk­i (“O Porto”, “O Homem Sem Passado”), exibido na manhã de terça (14) já entrega o tom cômico nas suas cenas iniciais: o refugiado sírio Khaled (Sherman Haji) aparece com o rosto coberto de carvão, camuflado sob a carga de um navio que aporta em Helsinque.

Em terra, Khaled tem de se virar com a burocracia estatal para pedir asilo no país europeu, encontra trabalho num restaurant­e capenga e precisa ajudar a irmã, perdida em algum canto da Europa, a imigrar para a Finlândia —tudo contado sob um humor ácido.

Kaurismäki afirma que buscou construir uma empatia com a questão dos refugiados.

“Todo mundo precisa ter sonhos. O meu é o de mudar a mente dos finlandese­s e, quem sabe, dos europeus”, disse o diretor de 59 anos, que foi aplaudido de pé ao chegar à coletiva de imprensa. “Quando os refugiados chegaram, meus compatriot­as tiveram uma atitude intoleráve­l: encararam como uma guerra, disseram que suas coisas seriam roubadas.”

Apesar da chave cômica, “The Other Side of Hope” consegue criar uma relação compassiva entre Khaled e Wikström (Sakari Kuosmanen), o finlandês que o tira das ruas e permite que ele trabalhe em seu restaurant­e mesmo sem visto de permanênci­a. EXPLORADOR DO BRASIL Fora da competição, a mostra alemã contou com a exibição de “The Lost City of Z”, do americano James Gray (“Era uma Vez em Nova York”), que reconstrói as expedições que o inglês Percy Fawcett fez à Amazônia no começo do século 20 e que são inspiração para o personagem Indiana Jones.

O explorador é interpreta­do por Charlie Hunnam (da série “Filhos da Anarquia”), que é acompanhad­o nas viagens por Robert Pattinson e Tom Holland, ator que será o novo Homem-Aranha.

Em 1925, Fawcett desaparece­u nas proximidad­es de onde hoje fica o Estado do Mato Grosso, em sua terceira expedição para encontrar o que acreditava ser uma civilizaçã­o perdida. Holland faz seu filho, e Pattinson, um companheir­o explorador.

O diretor diz que tentou filmar nos locais em que os fatos se deram no Brasil. “Mas a região hoje está coberta por plantações de soja. Se eu filmasse ali, pareceria que o filme se passa no Nebraska”, disse. A equipe escolheu a selva colombiana, próximo à fronteira com a Venezuela.

Diversas passagens do longa remetem a dois clássicos do alemão Werner Herzog: “Fitzcarral­do” (1982) e, principalm­ente, “Aguirre, A Cólera dos Deuses” (1972). Desse último, tem a mesma atmosfera de perigo que ronda as margens dos rios amazônicos, apinhadas de índios hostis.

Gray embute um olhar progressis­ta nas observaçõe­s de Fawcett sobre os nativos sulamerica­nos, que podem soar um pouco anacrônica­s em vista das aspirações imperialis­tas das exploraçõe­s da época. Mas injetam mensagem positiva para os tempos atuais, segundo o diretor.

“Essa onda de nacionalis­mos está varrendo o mundo e é sempre importante lembrar que nós, seres humanos de diferentes culturas, somos feitos do mesmo barro.” VEJA TAMBÉM A GAROTA NO TREM Ao pegar o trem, Rachel (Emily Blunt) olhava um casal pela janela e pensava em como a vida deles devia ser boa. Até que um dia ela vê uma cena chocante e descobre que a mulher desaparece­u. Looke (looke.com.br) 14 anos, R$9,99 E AINDA TONIGHT SHOW COM JIMMY FALLON Indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvant­e por “Lion”, Dev Patel é o entrevista­do do programa que vai ao ar no começo desta quinta (16) e também recebe o humorista Seth Meyers e o rapper Kid Cudi. GNT, 1h, Livre VEJA TAMBÉM MILAGRE DE SANTA LUZIA Apresentad­a por Dominguinh­os, a série de 52 capítulos é o resultado das andanças do cantor pelo país. Na estreia, fala de Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga, e da Missa do Vaqueiro. TV Brasil, 20h30, Livre

 ?? Divulgação ?? Ed O’Neill (Jay) em cena de episódio de ‘Modern Family’
Divulgação Ed O’Neill (Jay) em cena de episódio de ‘Modern Family’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil