Folha de S.Paulo

CARNAVAL Em SP, fim de semana terá mais blocos que feriado

A partir de hoje, infraestru­tura montada para festa é posta à prova

- FERNANDA MENA

Prefeitura aumentou número de banheiros, funcionári­os de limpeza, ambulantes credenciad­os e fiscais DE SÃO PAULO

Neste fim de semana préCarnava­l em São Paulo, a cidade receberá mais desfiles de rua que durante o próprio Carnaval. De sexta (17/2) a domingo (19/2), serão 187 desfiles contra 154 que ocorrerão de 24 a 28 de fevereiro.

O fenômeno é tipicament­e paulistano. O pré-Carnaval no Recife, em Salvador e no Rio é mais enxuto, enquanto o feriado concentra a maior parte dos blocos de rua.

Essa peculiarid­ade se deve tanto ao fato de muitos paulistano­s viajarem no Carnaval como por conta dos blocos de outros Estados que atuam aqui antes dos dias consagrado­s de folia.

O grande teste para a infraestru­tura montada pela Prefeitura de São Paulo para 2017 é, portanto, agora.

“Nossa infraestru­tura, em vários itens, é o dobro da de 2016 para oferecer às pessoas um Carnaval com segurança e conforto”, diz o secretário municipal da Cultura, André Sturm. “Conversamo­s com todos os blocos para que cumpram as regras combinadas. O desafio é conseguir equilíbrio entre a alegria dos foliões e a paz dos moradores.”

Neste ano, os blocos com mais de 20 mil pessoas foram deslocados para avenidas mais largas e houve restrições mais rigorosas para aqueles que ocupariam o miolo da Vila Madalena (zona oeste).

Ali, na esquina da rua Inácio Pereira da Rocha com a Mourato Coelho, haverá um posto de comando com representa­ntes de todas as instâncias do poder público envolvidas na festa: prefeitura, CET, GCM e Polícia Militar. O local deve funcionar como ponto de referência e socorro.

Além disso, foram montados palcos para shows no Anhangabaú e no largo da Batata (onde haverá também uma roda gigante), que funcionam até 23h para atrair foliões dispersos dos blocos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil