Folha de S.Paulo

Querida por crianças e adultos, ‘Cinderela’ chega às bancas dia 19

História da jovem que perde o sapatinho no baile é o quatro volume da Coleção Folha

- JULIANA CALDERARI

FOLHA

No próximo domingo (19), chega às bancas “Cinderela”, o quarto volume da Coleção Folha Reis, Príncipes e Princesas, por R$ 18,90.

O livro é uma adaptação exclusiva feita para a Folha pela escritora Susana Ventura, com desenhos do ilustrador Tel Coelho.

Entre as muitas versões da história que existem pelo mundo (algumas vêm da China, Vietnã e Oriente Médio), a escolhida foi a de Charles Perrault(1628-1703),escritorfr­ancês que reescreveu diversos contos folclórico­s de tradição oral como “Chapeuzinh­o Vermelho” e o “Gato de Botas”.

De forma bem convidativ­a, o livro conta como foi a vida da garota que após perder sua mãe é obrigada a servir sua madrasta e suas filhas, sem que seu pai a defenda.

Tudo muda quando uma fada madrinha faz um encantamen­to para que ela vá ao baile da cidade, onde Cinderela conhece o príncipe do reino.É amor à primeira vista e, com a ajuda de um sapatinho que a moça deixa para trás, ele consegue reencontrá-la, e os dois vivem felizes para sempre.

Além de convidar as crianças para viver a história de Cinderela, o quarto volume da Coleção traz também cinco atividades, como colorir e ligar os pontos.

Para os adultos que já conhecem o conto, o livro é uma oportunida­de de releitura e interação com os pequenos.

Foi assim que Ventura, au- tora da adaptação, teve contato com a literatura, que viria a se tornar sua profissão.

“Mais tarde eu aprendi a ler sozinha, e então multiplica­ram-se na minha vida reis, príncipes, princesas e fadas. Nunca mais parei de ler e, depois de muitos anos de boas leituras, tornei-me também escritora.”

Além de “abrir as portas” e divertir, os contos de fadas representa­m temas do universo humano de forma fácil de assimilar. Para Ventura, esse é um dos pontos altos de “Cinderela”.

“Gostomuito­daideiades­uperação de problemas muito sérios: perder sua mãe amorosa bem pequena, ser maltratada por uma madrasta, sendo que seu pai não enxerga os maus tratos, se ver privada de ir ao baile e, por outro lado, ter ajuda e conseguir encontrar a alegria e o amor.”

“ideia de superação de problemas muito sérios: perder sua mãe amorosa bem pequena, ser maltratada por uma madrasta, se ver privada de ir ao baile e, por outro lado, ter ajuda e conseguir encontrar a alegria e o amor

SUSANA VENTURA

responsáve­l pela organizaçã­o de ‘Cinderela’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil