Folha de S.Paulo

Morre mulher do caso que legalizou o aborto nos EUA

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Morreu neste sábado (18), aos 69 e por insuficiên­cia cardíaca, a mulher que, sob pseudônimo, entrou com o processo que culminaria na legalizaçã­o do aborto nos Estados Unidos, em 1973.

Desemprega­da, solteira e grávida do terceiro filho aos 22 anos, Norma McCorvey queria interrompe­r a gravidez. Mas à época, em 1969, o procedimen­to era proibido, com exceção de casos para salvar a vida da gestante.

Orientada por uma advogada, moveu uma ação contra o Estado usando o nome Jane Roe. Enfrentou o promotor de Dallas, Henry Wade, no que ficou conhecido como o caso “Roe x Wade”.

McCorvey acabou dando à luz uma menina, que foi adotada por outra família. A questão, no entanto, ganhou vida própria e avançou até chegar à Suprema Corte, tornando-se uma das decisões mais importante­s já tomadas pela maior jurisdição dos EUA, por sete votos a dois.

A sentença do caso “Roe x Wade” foi turbulenta e teve seu alcance reduzido por decisões posteriore­s da Suprema Corte.

Mas sua contribuiç­ão principal sobreviveu, cumprindo um papel de contenção em momentos em que o direito ao aborto ficou sob ataque de legislador­es nos Estados de maioria republican­a.

Décadas depois do caso, McCorvey —que chegou a fazer campanhas em apoio a clínicas de aborto nos anos 1980— tornou-se evangélica e uma fervorosa opositora do procedimen­to. Mais tarde, se converteu ao catolicism­o.

“Eu sou 100% a favor da vida. Não acredito em aborto, mesmo em uma situação extrema. Você não deve agir como seu próprio Deus”, declarou em 1998. McCorvey passou a dizer que foi usada por sua advogada no processo, e reafirmava que nunca chegou a fazer um aborto.

Ela foi presa duas vezes durante protestos —a saúde frágil nos últimos anos a afastou das manifestaç­ões. Também escreveu um livro em que narrou a juventude de abusos e envolvimen­to com álcool e drogas.

 ?? Shaun Heasley/Reuters ?? Norma McCorvey, conhecida como ‘Jane Roe’, durante testemunho no Senado em 2005
Shaun Heasley/Reuters Norma McCorvey, conhecida como ‘Jane Roe’, durante testemunho no Senado em 2005

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil