Folha de S.Paulo

Nova ação pode explicar queda, diz prefeitura

-

DE SÃO PAULO

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) afirma que as ações do programa de zeladoria Cidade Linda podem ter influencia­do “de forma positiva” a população e, dessa forma, reduzido o descarte de lixo na cidade de São Paulo.

“As ações do SP Cidade Linda podem ter impactado de forma positiva os munícipes no que diz respeito à geração de resíduos, um fator que ajuda a explicar a redução nos números em relação a janeiro de 2016”, afirma a prefeitura, em nota.

A gestão tucana afirma, ainda, que existe sazonalida­de na produção de lixo em SP. Em dezembro, tradiciona­lmente há mais despejo de lixo nas ruas do que em janeiro, diz a prefeitura.

A administra­ção municipal também afirma que a redução de 15% no valor dos contratos das empresas de limpeza não gerou prejuízo ao serviço prestado nas ruas.

Inicialmen­te, a gestão Doria havia informado à Folha que as 7.732 toneladas de lixo varridas em janeiro deste ano não contemplav­am o volume recolhido pelo programa Cidade Linda. Depois, a prefeitura corrigiu a informação e disse que a quantidade inclui, sim, o novo projeto de zeladoria criado por Doria.

Em nota, a prefeitura também explicou a diferença entre a quantidade de varrição por prefeitura regional.

“Visando garantir a produtivid­ade das empresas responsáve­is por esses serviços, muitas vezes, o mesmo caminhão passa por ruas que atravessam mais de uma prefeitura regional antes de descartar o lixo coletado no local onde acontece também a pesagem antes do descarte final nos aterros. Por essa razão, em algumas regiões, o total coletado é considerad­o baixo ou igual a zero.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil