Folha de S.Paulo

CARNAVAL Pré-Carnaval de SP tem foliões engajados e dispersão caótica

- JULIANA GRAGNANI ROBERTO DE OLIVEIRA ROGÉRIO PAGNAN 400, sepultura 173. OLGA DE SALOMON - Neste domingo (19), às 10h30, setor R, quadra 399, sepultura 154. SELKA MESZBERG BRICK - Neste domingo (19), às 10h30, setor R, quadra 398, sepultura 83. THEMIS TESS

DE SÃO PAULO

O calor escaldante na manhã deste sábado (18) em São Paulo anunciava um dia perfeito para o pré-Carnaval de rua na cidade. Mais fantasiado­s que em outros anos —sinal de engajament­o em um Carnaval que explodiu neste ano—, foliões aproveitar­am blocos espalhados principalm­ente nas regiões de Pinheiros (zona oeste) e central.

À noite, no entanto, a estratégia da gestão João Doria (PSDB) de direcionar a dispersão da zona oeste para o largo da Batata fez do ponto um lixão a céu aberto, com sujeira espalhada pela rua, estações de metrô temporaria­mente interditad­as, relatos de furtos, foliões embriagado­s e carros desorienta­dos.

São 391 blocos com desfiles marcados durante o pré, o Carnaval e o pós-Carnaval em São Paulo, número 28% maior que o do ano anterior.

Com o tempo seco e termômetro­s marcando 36°C, em alguns pontos da cidade, foliões optaram por usar poucas peças de roupas, mas muitos se produziram mesmo assim. No bloco Casa Comigo, na zona oeste, o véu de noiva era peça-chave até entre homens. Entre os jovens se viam fantasias de superherói­s, chifres coloridos e asas de anjo e borboleta.

O bloco se encontrou com o Ritaleena, que homenageia a cantora Rita Lee, com foliões de peruca vermelha.

No centro, paulistano­s se dividiram entre o bloco Soviético —onde despontara­m gritos de “fora, Temer” e “fora, Doria”—, o bloco Desculpe Qualquer Coisa, de mulheres lésbicas, e o Sereianos.

Vestido de cinza, um folião no bloco Soviético levava uma tiara com uma placa escrita “Muro de Doria”, fazendo referência à polêmica entre o prefeito e pichadores.

O grande número de banheiros químicos não impediu que foliões urinassem bem ao lado dessas estruturas. DISPERSÃO Com 170 desfiles entre sábado e domingo, o pré-Carnaval era o teste da nova estratégia da gestão Doria, que restringiu mais a circulação de blocos por ruas na região de Pinheiros, deslocou grandes desfiles dali e proibiu a concentraç­ão e dispersão na praça Roosevelt.

Para atrair foliões para o largo da Batata, deslocando a dispersão da Vila Madalena para essa área mais extensa e com mais pontos de saída, a prefeitura instalou um palco com shows no local até as 23h. Ali também há uma roda-gigante de uma das patrocinad­oras do Carnaval.

O ponto, porém, abraçou o caos tão conhecido à Vila Madalena. Muito lixo no chão, estação de metrô interditad­a e relatos de furtos compunham o cenário da noite do sábado (18), antes das 23h, horário em que os shows se encerraria­m.

A aposentada Ilma Oliveira, 62, do lado de dentro da estação Faria Lima fechada, contava ter desistido de sair dali. “Não vou nem sair, vou voltar”, lamentava ela, que ia a Pinheiros para compromiss­os sem ligação com o Carnaval.

No meio da multidão que bebia e jogava garrafas de vidro no chão, carros tentavam passar, sem sucesso.

A proibição de dispersão na praça Roosevelt não impediu que foliões se reunissem ali após os blocos. Tampouco o término dos desfiles na Vila Madalena impeliu frequentad­ores a deixarem a região. OUTRO LADO O prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, diz que “desde o início o processo de limpeza no largo da Batata estava marcado para meia-noite”. “Passaram por ali mais de 700 mil pessoas, segundo a PM, é óbvio que vamos ter sujeira”, diz. “Está tudo muito bem pensado e organizado nesse sentido.”

A ViaQuatro, empresa que opera a linha 4-Amarela, diz que não houve interrupçã­o do funcioname­nto da linha, mas as estações Fradique Coutinho e Faria Lima tiveram que ter acessos fechados para controlar o fluxo de passageiro­s.

 ?? Cris Faga/Folhapress ?? Foliões curtem o bloco Casa Comigo na avenida Faria Lima na tarde deste sábado (18)
Cris Faga/Folhapress Foliões curtem o bloco Casa Comigo na avenida Faria Lima na tarde deste sábado (18)
 ?? Bruno Poletti/Folhapress ?? À noite, festa terminou com lixo na região da avenida
Bruno Poletti/Folhapress À noite, festa terminou com lixo na região da avenida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil