Folha de S.Paulo

Sonhava em jogar no Maracanã, mas foi xingado lá

- GUILHERME SETO

Filho de um diamantári­o —seu pai trabalhou na lapidação e no comércio da gema preciosa—, o empresário carioca Eduardo Uram, que não diz a idade nem sob pressão, revelou jogadores como os laterais Daniel Alves (Juventus) e Maxwell (PSG) e o atacante Roberto Firmino (Liverpool).

Hoje, ele é o profission­al que tem mais penetração nos clubes paulistas: está no Palmeiras, no São Paulo e no Santos. No passado, também trabalhou com Rodriguinh­o, do Corinthian­s. Para ele, o motivo para sua capilarida­de vem da ética que aprendeu no ofício do pai.

“Palavra é palavra, e eu honro. Cumpro compromiss­os. Jogador não é peça, é ser humano. O futebol tem fama de ser mal frequentad­o, mas eupriorizo­oladoespor­tivoem relação ao negócio”, afirma.

Em 1998, Uram entrou “por acaso” no mundo do futebol. Torcedor do Botafogo, ele levava seu filho ao estádio para acompanhar o time. Nessa época, ele se aproximou de diretores e passou a empresaria­r três jogadores das categorias de base: os laterais Léo Moura e Leandro Eugênio e o atacante Felipe.

O trabalho como empresário serviu como meio de realizarod­esejoadole­scentedese­r jogador de futebol como seus heróis alvinegros Marinho Chagas e Fischer.

“Eu sonhava em jogar no Maracanã e ter meu nome gritado. Mas na estreia do goleiro Bruno pelo Flamengo, em 2006, o sonho se realizou ao contrário. O time perdeu de virada para o Inter e o Maracanã inteiro me xingou”, conta. Uram deixou de ser empresário de Bruno seis meses antes de o goleiro ser preso.

Ele se incomoda com insinuaçõe­s de que o Tombense, clube mineiro no qual registra alguns jogadores, seja de fachada. Diferentem­ente do que se diz, ele não é dono do clube, que é arrendado. Ele apenas investe no projeto.

“Sigo à risca a legalidade. O Tombense é extremamen­te estruturad­o, está há cinco anos na Série A do Mineiro. Tem CT, estádio... Clube de fachada é só um escritório.” Cerca de atletas agenciados Uram é o empresário que tem melhor trânsito nos grandes de São Paulo

Santos Palmeiras São Paulo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil