Folha de S.Paulo

Início de carreira no standup é o tema de nova série

Programa que estreia na HBO se inspira na vida real do ator Pete Holmes

-

Atração pode ser considerad­a a anti“Seinfeld” por mostrar vida de comediante em que nada dá certo

A vida de Pete muda ao voltar mais cedo do trabalho: é quando flagra sua mulher Jess nua na cama e, antes de ouvir qualquer explicação, um homem igualmente pelado sai do banheiro.

“Crashing”, série que a HBO estreia na madrugada de domingo (19) para segunda (20), não é sobre infidelida­de, apesar deste ponto de partida. O fim do casamento é a deixa para que Pete (interpreta­do por Pete Holmes, um conhecido humorista dos EUA) comece a zanzar pelas ruas de Nova York em busca de fazer sucesso na stand-up comedy —e também de um lugar para dormir.

Ao longo de oito episódios, ele se encontra com diversos outros humoristas, muito dos quais não tinha o menor contato, como T.J. Miller (astro de “Silicon Valley”), e acaba passando cada noite no sofá de um deles. Essa hos- pedagem de surpresa, em inglês, é conhecida como “crashing”, daí o nome da série.

O outro nome de peso da atração está por trás das câmeras: é o cineasta Judd Apatow, criador do programa ao lado de Holmes.

Se a série “Girls”, outro trabalho produzido por Apatow, ficou conhecida como a anti“Sex and the City”, “Crashing” pode ser considerad­a uma anti-“Seinfeld”.

Assim como a criação de Jerry Seinfeld, o novo programa é inspirado na vida real do comediante que o estrela. Mas, dessa vez, o foco é o começo da carreira de Holmes na stand-up comedy.

E o início traz muitos problemas a Pete. Além de precisar dormir nos sofás dos colegas, é obrigado a distribuir panfletos de suas apresentaç­ões na calçada para poder fazer seu show. E, mesmo quando consegue pegar o microfone, não agrada o público.

“Nós queríamos que as piadas fossem boas, e o problema fosse a forma como ele as apresentas­se. Para Pete [o ator] dever ter sido um pouco difícil, porque colocamos piadas de sucesso do show dele, mas aqui ele é vaiado”, disse Apatow ao site da revista americana “Vulture”.

Ao “Daily Beast”, o cineasta contou que o segredo foi fazer Pete repetir as piadas para os figurantes. Assim, na quinta ou sexta vez, eles ficaram entediados e paravam de rir e aplaudir.

É em meio a esses problemas que Pete tenta voltar a falar com os amigos e se recuperar do fim do casamento de quatro anos. NA TV Crashing HBO, aos domingos para segundas, 0h30

ARTIE LANGE

É para quem Pete conta que está pensando em ser humorista. “Essa é a pior ideia que eu já ouvi”, ouve como resposta. Lange aparece em três dos oito episódios do programa e seu personagem luta contra o vício em drogas SARAH SILVERMAN Pete e Sarah se reencontra­m enquanto ele está distribuin­do panfletos na rua para uma das apresentaç­ões que vai fazer. É quando ela descobre que o amigo não tem onde morar depois do divórcio e resolve “adotá-lo”. É com Sarah e com outros humoristas da turma dela que Pete faz programas mais caseiros e tenta voltar à vida normal

T.J. MILLER

O astro de “Silicon Valley”, também da HBO, é um velho amigo do ator Pete Holmes. “Ele me ajudou muito naquela época. A tragédia nos uniu”, declarou Holmes ao site do “Daily Beast. Na série, seu personagem é dono de uma casa moderninha —o sofá nem encosto tem, por exemplo. Pete sai com ele para beber em festas

 ?? HBO/Divulgação ?? Em ‘Crashing’, o comediante Pete tenta a vida nos palcos
HBO/Divulgação Em ‘Crashing’, o comediante Pete tenta a vida nos palcos
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil