Folha de S.Paulo

Setor de bebidas troca espumante por vinho azul

-

Os bares e restaurant­es que estão fora da rota dos festejos de Carnaval também querem atrair os foliões. Para isso, armam estratégia­s para se transforma­rem em pontos de encontro de turmas.

“É difícil as pessoas conseguire­m se agrupar já no meio da multidão. Com rodas de samba, grupos de choro ou promoções de bebidas, os estabeleci­mentos podem estimular as pessoas a se encontrare­m nesses locais”, diz Anderson Cesar Oliveira, professor da pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentaçã­o do Senac.

Foi pensando nisso que Daniela Pilar, 41, resolveu oferecer descontos de 20% em alguns produtos para quem for fantasiado às casas que administra: a hamburguer­ia Frank & Charles e a pâtisserie Sweetshop, ambas em Higienópol­is, na região central de São Paulo.

“Na hamburguer­ia, a intenção é que a pessoa ou faça um ‘esquenta’ com os drinques e as cervejas ou venha NO MEIO DA MULTIDÃO Os estabeleci­mentos que estão no “fervo” devem oferecer produtos que caracteriz­em a casa, orienta Oliveira.

Para concorrer com blocos, Marcus Ribas, 50, sócio da Cervejaria Nacional, percebeu que não valia a pena investir em uma programaçã­o especial. Ele decidiu se concentrar no que faz melhor: a cerveja. A casa vai lançar duas bebidas sazonais, a Magrela, feita com ervas, e a Folia, com milho. (ANAÏS FERNANDES)

DE SÃO PAULO

Depois de um 2016 de retração, empresas de distribuiç­ão de bebidas consultam os clientes para fazer sucesso na folia e crescer neste ano.

“Conversand­o com os consumidor­es, vemos o que tem mais chance de vingar. Para este ano, vamos apostar no vinho azul, colorido artificial­mente”, afirma Marcos Borba, 57, proprietár­io da Whiskeria & Destilados.

A expectativ­a dele é aumentar o faturament­o em até 10% em fevereiro. O mesmo espera Leonildo Puin, presidente da Adibe (Associação dos Distribuid­ores de Bebidas do Estado de São Paulo).

“O Natal e o Ano Novo trouxeram aumento de 10 a 15%, nas vendas. Se o Carnaval for assim, está ótimo”, afirma.

Nesta época, saem de cena espumantes, carros-chefe do fim de ano, e entram as cervejas e bebidas destiladas.

Além do consumidor final, Borba também fornece bebidas para eventos, como bailes em clubes.

Para o consultor do SebraeSP Ruy Barros, o empreended­or que quer se destacar deve investir em divulgação e em boas equipes de vendas.

“É uma despesa que tem retorno, basta fazer promoções, banners e usar as redes sociais para divulgar o negócio”, afirma. (ANNA RANGEL)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil