Folha de S.Paulo

Após dois meses sem clube, Braz fecha com o Pinheiros

Campeão olímpico faz temporada de treinament­os no Brasil

- PAULO ROBERTO CONDE

ATLETISMO

Após ficar dois meses sem clube, o campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, 23, fechou acordo para representa­r uma nova agremiação. O atleta vai defender o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo.

Ele estreia pelo clube no Troféu Brasil, principal competição do atletismo brasileiro, que ocorrerá ainda neste primeiro semestre —o local ainda não foi definido.

Braz estava sem clube desde 31 de dezembro do ano passado, quando seu contrato com a Orcampi (equipe de Campinas) expirou. O time do interior de São Paulo disse que não teve verba para renovar com o medalhista.

Sem o salário, ele se manteve com ajuda que recebe da CBAt (Confederaç­ão Brasileira de Atletismo).

Além do Pinheiros, com quem ainda existe uma pendência de assinatura de contrato, o que deve ocorrer neste mês, Braz também foi procurado pela BM&F, maior equipe do país.

Ele já havia defendido o time baseado em São Caetano no início da carreira. Na época, foi lapidado por Elson Miranda, que também treinava Fabiana Murer, única atleta da história do país a conquistar ouro em um Campeonato Mundial em pista ao ar livre (outdoor) —venceu na edição de Daegu, em 2011.

Braz, que desde 2014 vive e treina em Formia (na Itália) com a mulher, Ana Paula, voltou ao Brasil na metade de fevereiro para cumprir agenda de palestras e treinos.

Ele só voltará para a Europa no final de março, para se preparar para a temporada em pista ao ar livre.

Seu treinador, o ucraniano Vitaly Petrov, que no passado foi o guru dos multicampe­ões Sergey Bubka e Ielena Isinbaieva, chegará ao Brasil nos próximos dias para ajudá-lo nos treinament­os.

O foco de ambos é o Campeonato Mundial de Londres, que ocorrerá em agosto. Será a primeira grande competição em que Braz entrará como campeão olímpico.

Além disso, o saltador quer se redimir de uma má campanha na última edição do Mundial, em Pequim-2015, quando nem sequer passou à final. BASE NA ITÁLIA Apesar de representa­r o Pinheiros, Braz vai manter sua base de treinament­os na cidade italiana de Formia, onde funciona um centro administra­do por Petrov. O treinador ucraniano tinha intenção de se aposentar após os Jogos do Rio, mas renovou contrato com o COB (Comitê Olímpico do Brasil) e a CBAt com enfoque nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Petrov já afirmou que acredita que o pupilo tem condições de bater o recorde mundial do salto com vara, atualmente em poder do francês Renaud Lavillenie (6,16 m), a quem Braz derrotou no Rio.

A melhor marca do brasileiro até hoje foi 6,03 m, justamente a que rendeu o ouro na última Olimpíada.

Nesta temporada, Braz já disputou três competiçõe­s indoor (ginásio fechado).

Ele venceu uma delas, em Rouen, na França, e subiu ao pódio nas outras duas.

O saltador concorre ao prêmio de melhor atleta do ano que é dado pelo COB. O resultado da eleição será anunciado no dia 29 de março.

 ?? Thierry Zoccolan - 5.fev.2017/AFP ?? Thiago Braz disputa competição na França, neste mês
Thierry Zoccolan - 5.fev.2017/AFP Thiago Braz disputa competição na França, neste mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil