Folha de S.Paulo

PMDB é acusado de receber toda propina de Belo Monte

-

DE BRASÍLIA

O PMDB é apontado por um delator da Odebrecht como único beneficiad­o em um esquema de distribuiç­ão de propina das empresas que construíra­m a usina de Belo Monte, no Pará.

Ex-presidente da Odebrecht Infraestru­tura, Benedicto Júnior, conhecido como BJ, disse à Justiça Eleitoral no dia 2 de março que a maior obra do governo petista não rendeu propina ao PT, devido a uma orientação de Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo.

A Folha teve acesso à íntegra do depoimento ao ministro Herman Benjamin, relator do processo de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no TSE.

Nele, BJ menciona o senador Edison Lobão (PMDBMA) como o beneficiár­io de valores vinculados à obra. Ele cita ainda um “deputado ou ex-deputado” do Pará.

“Quando recebi o projeto, foi-me informado que havia alguns compromiss­os assumidos lá na partida. E esses compromiss­os estavam destinados a dois partidos, sendo que um dos partidos... havia uma orientação de Marcelo de que não deveríamos fazer as contribuiç­ões —era o PT. E o PMDB tinha as pessoas que tratavam lá com os executivos anteriores a mim. O que conheço do assunto é isso. Não houve nada ao PT especifica­mente feito por Belo Monte por orientação do próprio Marcelo”, declarou.

O relator perguntou: “Mas em relação ao PMDB houve?”. “Houve e está no relato das pessoas”, respondeu BJ.

O advogado de Lobão, Antonio Carlos de Almeida Castro, afirmou que “a fragilidad­e das delações é de tal monta que o recall [de delações] virou a regra”. “O delator pode mentir, omitir, proteger e se for pego terá a chance, até, de mentir de novo”, afirmou.

“Tenho denunciado os vazamentos criminosos e dirigidos. Eles têm que ser investigad­os, a defesa não conhece o teor das delações logo não pode saber o contexto do que foi dito. No caso concreto, dar valor a ‘ouvir dizer’ e a ‘salvo engano’ é desmoraliz­ar o instituto da delação .”

 ?? Sérgio Figueirido - 23.jul.2015/Folhapress ?? Linha de produção de fábrica da Itaipava em Itapissuma, próximo a Recife; cervejaria é acusada de esquema com Odebrecht
Sérgio Figueirido - 23.jul.2015/Folhapress Linha de produção de fábrica da Itaipava em Itapissuma, próximo a Recife; cervejaria é acusada de esquema com Odebrecht

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil