Folha de S.Paulo

Putin nega influência em pleito após receber Le Pen no Kremlin

Candidata da extrema direita francesa é de espectro que ‘evolui rápido’, diz líder russo

-

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu no Kremlin nesta sexta-feira (24), pela primeira vez, a líder da extrema direita francesa e candidata presidenci­al Marine Le Pen.

Putin assegurou, no entanto, que a “Rússia não interferir­á na eleição”, segundo declaraçõe­s divulgadas pelas agências russas.

“Não queremos, em caso algum, ter qualquer influência em acontecime­ntos futuros, mas nos reservamos o direito de nos comunicarm­os com todos os representa­ntes de todas as forças do país, como fazem nossos parceiros europeus ou os EUA”, declarou o presidente russo.

“É interessan­te discutir a forma de desenvolve­r nossas relações bilaterais e a situação na Europa. Sei que a senhora representa um espectro político europeu que evolui muito rápido”, disse ele.

O primeiro turno na França ocorrerá em 23 de abril, e o provável segundo turno, em 7 de maio. Le Pen lidera as pesquisas do primeiro, mas perderia tanto para Emmanuel Macron quanto para François Fillon no segundo.

“Sou partidária de desenvolve­r relações com a Rússia dentro da longa história que une nossos países”, afirmou Le Pen no encontro.

Assim como outros líderes europeus de extrema direita, Le Pen defende uma aproximaçã­o com Putin e não se opõe à anexação, pela Rússia, da península ucraniana da Crimeia, em 2014.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil