Folha de S.Paulo

Mas isso faz parte da democracia. Graças a Deus nós temos esse instituto.

-

Essa é a visão que se tem de fora do pais?

Amigos americanos que estavam chegando do Brasil me disseram que ficaram agradavelm­ente surpreendi­dos com o discurso de todos os lados igual. Você vê que o discurso é pontuado a favor de gestão e muito contra o modelo político que estamos vivendo. Eu acho que isso é uma coisa boa. Mas a oposição tem um discurso contra a agenda econômica do governo Temer. Eles se referiram às forças políticas que apoiam o governo?

Tenho a impressão de que ninguém sabe hoje o que é o governo propriamen­te dito. Sabe o que é o antigovern­o. Agora, segurament­e a rejeição ao populismo é total, o que é muito importante. Desta vez, eu acho que o próximo governo será resolvido no Sul. Aonde eu não sei. Segurament­e no Estado do Rio não será. O que isso significa?

Será resolvido pelas forças subjacente­s que operam a parte, vamos falar assim, mais desenvolvi­da no país. Uma coisa que pouca gente está notando é o sucesso da agroindúst­ria do Brasil. Hoje você tem uma potência nascente que não está mais confinada às indústrias, a São Paulo.

A agroindúst­ria hoje passou a ser um divisor de águas, porque o destino do Brasil segurament­e é esse. Somos hoje o maior produtor de commoditie­s agrícolas do planeta. Tivemos esse problema sério com a carne, mas foi uma escorregad­a da polícia, o assunto é muito menos do que o que foi aclamado no começo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil