Folha de S.Paulo

Diretor de teatro, formou gerações de atores

- MARIA EMILIA PINHO - Neste domingo MARIO TELLES FILHO (1952-2017) THIAGO AMÂNCIO (2), às ,8h30, na Capela N. Sra. de Sion, av. Higienópol­is, 983, Higienópol­is.

Seria difícil imaginar Mariozinho em outra que não a carreira artística, dizia ele próprio, sendo filho e sobrinho dos músicos Mario e Sylvia Telles e vendo de casa os primórdios da bossa nova.

O Mariozinho menino, que ouvia deslumbrad­o as gravações do pai, cresceu e se tornou importante no teatro carioca, mas não abandonou o diminutivo do nome.

Difusor do Teatro do Oprimido, método cênico, pedagógico e político que inclui o espectador na cena, fundou, a companhia Teatro de Roda em 1983, que tem o repertório popular, como brincadeir­as de roda, como base.

Além de ator, diretor e produtor, também foi professor de teatro, trabalhand­o com formação de indivíduos em comunidade­s pobres.

“Ele era muito engajado. Sempre foi um agregador, nunca gostou de se desentende­r com ninguém. Era querido em todo o Rio”, conta a companheir­a Maria Rita Rezende, com quem dividiu os palcos e a vida por 20 anos.

Fez participaç­ão em filmes e novelas, além de trabalhar por dez anos como diretor carnavales­co, diz a mulher.

Se preparava para estrear, neste mês de abril, os espetáculo­s “Romeu e Julieta” e “Antígona”, com o Teatro de Roda, mas precisou se ausentar dos ensaios nos últimos meses para tratar um câncer.

Morreu no último domingo (26), deixando a mulher, um enteado e uma legião de aprendizes e admiradore­s.

Questionad­a se haverá alguma cerimônia em homenagem a Mariozinho, Maria Rita responde: “Toda a temporada do Teatro de Roda. Mariozinho nos ensinou que o show não pode parar.” coluna.obituario@grupofolha.com.br

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil