Folha de S.Paulo

Justiça da África do Sul autoriza venda de chifres de rinoceront­e

Animal costuma ser morto para retirada do corno; caça cresceu

- RUSSELL GOLDMAN

Um tribunal da África do Sul revogou a proibição que vigorava quanto ao comércio de chifres de rinoceront­e.

A decisão da Corte Constituci­onal sul-africana pôs fim aos esforços do governo para preservar a moratória imposta ao comércio de chifres.

A decisão é uma vitória para os criadores comerciais de rinoceront­es, que diziam que a autorizaçã­o do comércio de chifres poria fim à caça não autorizada da espécie ameaçada e ajudaria a cobrir o custo da proteção aos animais.

Em 2016, a Suprema Corte de Recursos, instância inferior da Justiça sul-africana, decidiu que a proibição (em vigor desde 2009) era ilegal. O apelo à Corte Constituci­onal foi a tentativa final do governo de manter a moratória.

A África do Sul abriga mais de 20 mil rinoceront­es, mais de 80% da população da espécie. Acredita-se que cerca de um terço deles pertençam a proprietár­ios privados.

É comum que rinoceront­es selvagens sejam mortos por causa de seus chifres —usados na medicina tradiciona­l asiática. Ao contrário das presas de elefantes, os chifres dos rinoceront­es podem voltar a crescer, mas os caçadores costumam matar os animais antes de removê-los.

O número de rinoceront­es caçados ilegalment­e na África do Sul cresceu em 9.000% entre 2007 e 2014. Ativistas alertaram que qualquer regulariza­ção do comércio abriria as portas a caçadas ilegais em escala ainda maior.

Imposta pela ONU, continua em vigor a proibição mundial ao comércio de chifres de rinoceront­es. Portanto, mesmo que obtidos legalmente na África do Sul, os chifres não podem ser comerciali­zados no mercado internacio­nal.

O governo sul-africano afirmou que está estudando a decisão, mas sugeriu regras para regular a venda de chifres. PAULO MIGLIACCI

 ?? Joao Silva/The New York Times ?? Para tentar evitar caça ilegal, rinoceront­e sul-africano foi sedado e teve chifres retirados
Joao Silva/The New York Times Para tentar evitar caça ilegal, rinoceront­e sul-africano foi sedado e teve chifres retirados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil