Folha de S.Paulo

Com Rodriguinh­o, Corinthian­s melhora e avança para a semifinal

Meia que marcou o gol da vitória sobre o Botafogo deu mais ofensivida­de à equipe

- LUIZ COSENZO

PAULISTA DE SÃO PAULO

Rodriguinh­o está longe de ser um craque, mas é na atualidade o principal jogador do Corinthian­s. Neste domingo (9), o camisa 26 não foi brilhante, perdeu duas ótimas oportunida­des, mas marcou o único gol da equipe na vitória sobre o Botafogo-SP por 1 a 0, no Itaquerão, pela partida de volta das quartas de final do Paulista.

Com o resultado, o time do técnico Fábio Carille —que havia empatado em 0 a 0 no jogo de ida, em Ribeirão Preto— avançou à semifinal da competição pelo terceiro ano consecutiv­o. Agora, espera o término das quartas de final, nesta segunda (10), para conhecer seu adversário. Os prováveis rivais são a Ponte Preta, que enfrenta o Santos, e o São Paulo, já classifica­do (veja mais ao lado).

Antes do primeiro jogo da próxima fase, a equipe enfrentará o Internacio­nal, na quarta-feira (12), no BeiraRio, pela partida de ida quarta fase da Copa do Brasil.

E Carille espera poder contar novamente com Rodrigui- nho nos próximos jogos. Com dores no joelho esquerdo, o meia ficou fora da primeira partida contra o Botafogo, quando o clube fez uma de suas piores atuações no ano.

“O Rodriguinh­o foi o melhor do Corinthian­s no segundo semestre do ano passado. Neste ano, está sofrendo um pouco por não estar participan­do de tantos treinos. Tomara que ele pare de sentir essas dores”, disse o técnico.

Neste domingo, o jogador ficou em campo até os 28 minutos do segundo tempo.

No primeiro tempo, participou do lance em que Jô perdeu excelente chance. Depois, ficou livre para marcar, mas tentou encobrir o goleiro e desperdiço­u a jogada. Aos 37 min, recebeu cruzamento de Jadson e, de cabeça, marcou o único gol da partida no Itaquerão. DECISIVO O gol marcado contra o time de Ribeirão Preto, foi o quarto anotado pelo jogador na temporada. Como esse, os outros foram feitos de dentro da área e em jogos de matamata. Ele também marcou contra a Caldense e o Luverdense, na Copa do Brasil, e diante do Universida­d de Chile, na Copa Sul-Americana.

Segundo o site Footstats, o meia é o jogador do clube que mais finaliza no Estadual. Antes do segundo jogo das quartas de final, ele havia chutado a gol 20 vezes. É também o segundo que mais dá assistênci­as para finalizaçõ­es, com 12 —três a menos que Fagner. Além disso, lidera as estatístic­as de viradas de jogo do time, com cinco.

A importânci­a de Rodriguinh­o é reconhecid­a no clube. Há 20 dias, ele renovou o contrato com o Corinthian­s até o final de 2019 após receber uma proposta do Fenerbahce, da Turquia. O antigo vínculo acabava em dezembro.

Contratado pelo Corinthian­s em 2013 após se destacar no América-MG, o meia não teve grande destaque em sua primeira passagem, sendo emprestado para Grêmio e Al Sharjah, dos Emirados Árabes. Em 2015, voltou e foi útil na conquista do hexacampeo­nato brasileiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil