Folha de S.Paulo

Jornalista apaixonado, lutou pela classe

- JOSÉ DONIZETI COSTA (1956-2017) KELLY MANTOVANI FABIO LANARI DO VAL - UMBERTO MAGNANI NETTO -

FOLHA

Jornalismo era algo que José Donizeti Costa conhecia bem e a fonte de seu prazer. Gostava de escrever, ouvir histórias, lutar pela profissão.

Nascido em Vargem Grande do Sul, no interior paulista, foi ter o seu primeiro emprego já em São Paulo, como auxiliar administra­tivo. Logo deixaria a carreira que começava de lado para estudar jornalismo na Cásper Líbero.

Começou na profissão nos anos 1980, passando por “DCI”, “Gazeta Esportiva” e editora Abril. Ficou 20 anos no “Diário de S. Paulo” onde assumiu uma luta por direitos trabalhist­as quando o jornal foi vendido.

Depois, ainda entrou para a direção do Sindicato dos Jornalista­s de SP, onde foi secretário de sindicaliz­ação e diretor executivo nos anos 2000.

Entre os vários assuntos que cobriu, gostava principalm­ente de cultura, em especial música. Apaixonado por sertanejo de raiz, arriscava até suas próprias canções nos intervalos de trabalho, lembra o amigo José Antônio Leite.

Orgulhoso do que fazia, Donizeti levava os filhos ao trabalho, o que inspirou os dois mais velhos a seguir seus passos. “Ele sentia prazer em compartilh­ar o que aprendia”, conta o filho Danilo.

Fora dos jornais, tinha uma vida boêmia, era fanático pelo Corinthian­s e colecionav­a CDs, DVDs, discos e livros —tinha mais de 5.000.

Publicou o livro “Ler Faz Bem à Alma” em 2006 e estava com um projeto para biografar um empresário musical. Não deu tempo.

Após lutar por dois anos contra um câncer, morreu no dia 6, aos 60. Deixa a mãe, dois irmãos, quatro filhos e dois netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

Nesta quarta (26/04) às 12h45, Igreja Nossa Senhora do Brasil, Praça Nossa Senhora do Brasil, s/n, Jardim Paulista, São Paulo (SP). VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. 1º ANO

Nesta quinta (27/04) às 17h30, Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Avenida Dr. Arnaldo,1.831, Sumaré, São Paulo (SP).

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil