Folha de S.Paulo

Discussão sobre plágio pode ter lado educativo

-

“Assim como as pessoas aprendem a driblar a tecnologia, é possível aperfeiçoa­r a tecnologia para reconhecer essas táticas”, diz Dona.

Ele afirma que metade dos trabalhos acadêmicos que passam pela plataforma contém mais de 50% de conteúdo não original.

Segundo a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Universida­de Mackenzie Helena Pereira, esses checadores de plágio oferecem uma segurança jurídica para as instituiçõ­es privadas.

Segundo ela, no Mackenzie houve reprovaçõe­s de mestrandos e doutorando­s e até demissão de docentes por causa da cópia de textos.

Nas instituiçõ­es públicas, o cenário é mais complicado, afirma o professor da UnB Hermes França. “Punir o aluno em casos de plágio é muito difícil. Se o professor não tiver o caso bem documentad­o, é ele quem acaba sendo processado e punido”, afirma.

Outro problema citado por França são as represália­s a docentes que denunciam desvios éticos dos colegas.

Os escritório­s de integridad­e científica, munidos de ferramenta­s de análise, podem ser uma solução, diz Pereira, já que, nesses casos, haveria uma “despersona­lização” de quem checa a originalid­ade.

DE SÃO PAULO

Quando alguém comete uma fraude acadêmica, a preocupaçã­o muitas vezes é a de evitar a punição, e não a de evitar prejudicar outro pesquisado­r ou a própria ciência. O grande desafio das instituiçõ­es é elaborar estratégia­s para mudar essa cultura que, segundo especialis­tas, impera no país.

A adoção de plataforma­s antiplágio pode ter também um caráter educativo —quando os “índices de semelhança” são compartilh­ados com os alunos de graduação e pós-graduação e são usados para aperfeiçoa­r o processo de produção de texto.

Segundo o professor de filosofia da USP Luiz Henrique Santos, a meta é tornar o pesquisado­r ainda mais consciente de que a ciência é uma construção coletiva e que só faz sentido fazê-la se for algo verdadeiro e potencialm­ente duradouro. (GA)

Só haverá mudança quando as instituiçõ­es tiverem uma política de educação quanto ao plágio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil