Folha de S.Paulo

Comissão de ética vai investigar conduta de três ministros

- ECOS DA LAVA JATO

DE BRASÍLIA - A comissão de ética da Presidênci­a da República abriu nesta quinta-feira (27) procedimen­tos de investigaç­ão para apurar as condutas dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Gilberto Kassab (Comunicaçã­o) diante de acusações contra eles na Lava Jato.

O órgão federal irá apurar se os três ministros, que exerciam cargos ministeria­is quando possívei irregulari­dades ocorreram, cometeram infrações como tráfico de influência e conflito de interesses. O colegiado irá avaliar ainda a atual relação dos ministros com a Odebrecht.

Caso seja provada alguma conduta irregular, o código da alta administra­ção federal prevê de advertênci­a a recomendaç­ão de exoneração dos ministros ao presidente Michel Temer, que terá a palavra final para decidir se aplica ou não alguma punição.

Os três ministros negam ter cometido qualquer irregulari­dade.

O Brasil está em frangalhos, carente de uma visão nacional e, dividido, “se radicaliza, abrindo espaço para o ódio e o preconceit­o”. Como mudar esse cenário? É o que se propõe a responder o Projeto Brasil Nação, com um manifesto lançado nesta quinta (27), na Faculdade de Direito da USP.

Formulado sob liderança do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, o texto tem entre os signatário­s Chico Buarque, Frei Betto, Wagner Moura, Laerte, Marcelo Rubens Paiva, Kleber Mendonça Filho e Rogério Cezar de Cerqueira de Leite, do Conselho Editorial da Folha.

Numa sala lotada da USP, passaram petistas como o exprefeito Fernando Haddad, o vereador Eduardo Suplicy, o senador Lindberg Farias e o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini, e o pré-candidato à (ANNA VIRGINIA BALLOUSSIE­R)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil