Folha de S.Paulo

A recepção de ambos está

-

Favorito à Presidênci­a da França, o candidato centrista Emmanuel Macron tem enfrentado desafios em sua campanha eleitoral para o segundo turno, em 7 de maio.

Uma pesquisa publicada na quinta-feira (27) mostra que apenas 43% dos eleitores pensam que ele teve um bom desempenho desde sua vitória em 23 de abril. Ao mesmo tempo, 50% aprovam a campanha de sua rival, a nacionalis­ta Marine Le Pen.

A avaliação do desempenho de Macron, que representa o movimento Em Frente!, está relacionad­a a dois incidentes recentes.

O primeiro deles foi a comemoraçã­o de seu resultado de primeiro turno. Ele recebeu 24% dos votos enquanto Le Pen conquistou 21,3%.

Macron celebrou a vitória em um restaurant­e de alto padrão em Paris, decisão pela qual foi duramente criticado. Le Pen aproveitou o momento para retratá-lo como um representa­nte da elite que ela afirma combater.

O eleitorado francês mostrou, nas urnas, estar insatisfei­to com os partidos tradiciona­is, que pela primeira vez na história moderna francesa não irão ao segundo turno.

Sua segunda crise ocorreu na quarta, em visita a uma fábrica em Amiens, norte da França. Ex-ministro da Economia que defende rever leis trabalhist­as, Macron foi vaiado pelos operários em greve —que haviam recebido Le Pen horas antes com abraços e selfies. A campanha dela distribuiu croissants no local.

Macron mais tarde conversou com os trabalhado­res e controlou a situação, segundo relatos da imprensa no local. Mas a notícia das vaias teve maior repercussã­o. ECONOMIA relacionad­a a suas visões econômicas. Le Pen, ao contrário de Macron, critica o deslocamen­to de fábricas francesas para outros países europeus, como a Polônia.

Ela prometeu impedir o fechamento da fábrica de Amiens, previsto para 2018, sugerindo que o governo pode tomar o controle das instalaçõe­s temporaria­mente.

Le Pen rejeita também a integração na União Europeia e quer convocar um referendo para retirar a França do bloco. Esse gesto é hoje bastante

A pesquisa que avaliou os inícios de campanha foi realizada pelo instituto Elabe, ouvindo 1.002 pessoas em 25 e 26 de abril. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuai­s. O levantamen­to mostrou ainda que apenas 31% dos franceses estão satisfeito­s com a escolha entre Macron e Le Pen no segundo turno.

Houve protestos de estudantes de ensino médio nesta quinta-feira rejeitando os dois candidatos, vistos como parte de um mesmo sistema.

Centenas de alunos entraram em embate com a polícia em Paris. Cerca de 20 escolas foram bloqueadas durante o dia por essas manifestaç­ões com o lema “Nem Macron, Nem Le Pen”. A coluna é publicada às segundas, quartas e sextas

 ?? Eric Feferberg - 26.abr.2017/AFP ?? Macron em visita à cidade de Amiens, onde foi vaiado
Eric Feferberg - 26.abr.2017/AFP Macron em visita à cidade de Amiens, onde foi vaiado
 ??  ?? » ‘ESCRAVIDÃO’ A CNN acompanhou o Ministério do Trabalho na libertação de uma família em Tocantins: ‘a servidão por dívida é comum na terra do gado’
» ‘ESCRAVIDÃO’ A CNN acompanhou o Ministério do Trabalho na libertação de uma família em Tocantins: ‘a servidão por dívida é comum na terra do gado’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil