Folha de S.Paulo

Síria acusa Israel de disparar mísseis perto de Damasco

Ataque teria atingido depósito de armas da facção Hizbullah

-

A Síria acusou Israel de ter disparado nesta quinta-feira (27) mísseis em uma localidade perto do aeroporto internacio­nal de Damasco, a 25 km da capital do país, provocando grandes explosões.

De acordo com rebeldes sírios e fontes de inteligênc­ia da região, o ataque atingiu um centro de armazename­nto de armas operado pela facção libanesa Hizbullah, apoiada pelo Irã.

Em visita aos Estados Uni- dos, sem confirmar diretament­e a autoria do ataque, o ministro da Inteligênc­ia israelense, Yisrael Katz, afirmou que a ação seria coerente com a política de seu país “para prevenir o contraband­o de armas do Irã para o Hizbullah por meio da Síria.”

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, havia dito que em qualquer momento que recebesse “inteligênc­ia que indica uma intenção de transferir armas avançadas para o Hezbollah”, iria agir.

A ação desta quinta aumenta a tensão na região. Seria o segundo ataque de Israel em quatro dias contra alvos na Síria, onde o Hizbullah luta ao lado do regime de Bashar al-Assad na guerra civil iniciada há seis anos. As forças do ditador controlam Damasco.

Moradores da cidade relataram ter ouvido fortes estrondos na madrugada.

“Corri para a varanda e, ao olhar para o aeroporto, vi uma enorme bola de fogo”, relatou um homem de 47 anos que pediu para não ser identifica­do.

Horas após o bombardeio, as Forças Militares de Israel afirmaram que seu sistema de defesa antimíssei­s intercepto­u um drone com um projétil vindo da Síria pelas colunas de Golan. Segundo fonte do governo israelense, militares checam se era o artefato era russo ou sírio.

 ?? Ammar Suleiman/AFP ?? Fumaça após ataque com mísseis nos arredores de Damasco nesta quinta-feira (27)
Ammar Suleiman/AFP Fumaça após ataque com mísseis nos arredores de Damasco nesta quinta-feira (27)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil