Folha de S.Paulo

O CUSTO DA TROCA

-

Ano... Neste ano, a Embrapii (empresa de inovação ligada ao governo) e empresas parceiras registrara­m 28 pedidos de propriedad­e intelectua­l.

...novo Em 2017, foram aportados R$ 51 milhões em 214 projetos de inovação, valor que deverá subir a R$ 160 milhões até o fim deste ano.

Briga Empresas no sistema de intermedia­ção de conflitos do governo diminuíram reclamaçõe­s no Procon em 11% em 2016, aponta o CIP.

Os gastos com trocas de mercadoria­s a pedido de clientes representa­m cerca de 3% do faturament­o líquido de varejistas, aponta a SBVC (que estuda o setor) e o CIP (Centro de Inteligênc­ia Padrão).

Foram ouvidas 29 das principais companhias de sete segmentos do varejo. Logística reversa foi citada como uma fonte significat­iva de despesa por 89% delas, enquanto tributação foi mencionada por 62%.

“Quando um cliente compra um item no e-commerce e o leva na loja, o correto seria cancelar os impostos da primeira operação, mas o varejista paga tributos duas vezes”, diz Sergio Herz, diretorexe­cutivo da Livraria Cultura.

Essa questão tributária é 0,4% da receita das empresas, segundo Roberto Meir, do CIP.

“É parte do custo Brasil, que acaba sendo repassado ao consumidor nos preços.”

A troca faz parte da experiênci­a de compra, afirma Graciela Kumruian, diretora da Netshoes. “O que se pode fazer é analisar a raiz do problema para evitá-lo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil