Folha de S.Paulo

Motos serão vetadas à noite em pista da marginal Tietê

Três meses após aumento de limites de velocidade e série de acidentes, gestão Doria anuncia nova restrição a partir de segunda (1º)

-

A gestão João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta (27) que, a partir da próxima segunda-feira (1º), motociclis­tas ficarão proibidos de circular na pista central da marginal Tietê das 22h às 5h.

Nesse período, esses veículos, que já são vetados atualmente na pista expressa, só poderão andar na pista local.

A restrição foi anunciada três meses após Doria aumentar as velocidade­s máximas tanto da marginal Tietê como da Pinheiros (para 90 km/h na pista expressa, 70 km/h na central e 60 km/h na local) e depois também de uma série de acidentes de trânsito nessas vias, principalm­ente envolvendo motociclis­tas.

A elevação dos limites foi questionad­a por especialis­tas, que temiam o cresciment­o de acidentes, mas defendida pela maioria dos paulistano­s. Pesquisa Datafolha de fevereiro mostrou que 57% eram a favor e 37%, contra.

Segundo a gestão Doria, a proibição da circulação de motociclet­as na pista central da marginal Tietê durante a madrugada visa “reduzir acidentes e garantir a segurança dos motociclis­tas, que estão presentes em 80% dos acidentes com vítimas”.

Sete das oito pessoas que morreram nas marginais neste ano eram motociclis­tas. O último óbito ocorreu na terça-feira (25) e foi o primeiro atropelame­nto que resultou em morte na Tietê em 25 meses, desde março de 2015.

A gestão Doria afirma que nenhum dos acidentes “teve relação com a velocidade dos veículos envolvidos”. ATENDIMENT­OS Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Polícia Militar, ligada à gestão Geraldo Alckmin (PSDB), os acidentes com vítimas envolvendo motos correspond­eram a 78% dos atendiment­os no primeiro trimestre deste ano.

Foram 288 ocorrência­s, o que representa um aumento de 67% com relação ao mesmo período de 2016, quando esse número foi de 172.

O total de atendiment­os feitos pela PM nas marginais subiu 56% nos três primeiros meses de 2017 —passou de 133 no ano passado para 367.

A maior parte desses acidentes aconteceu na Pinheiros (53%), no período da manhã, entre 6h e 12h (40%), nas pistas expressas de ambas as vias (43%) e às sextas-feiras (19%). O tipo mais frequente foram colisões traseiras (57%).

O trecho mais perigoso está entre as pontes do Jaguaré e da Cidade Universitá­ria da marginal Pinheiros, com 47 acidentes em ambos os sentidos —41 deles envolveram motociclet­as. Duas das três mortes ocorridas na via foram registrado­s nesse local.

O número de mortes em acidentes de trânsito na capital também aumentou em março, em relação ao mesmo período de 2016. Foram 87, contra 81 em 2016, aumento de 7,4%. As informaçõe­s são do Infosiga, banco de dados do governo Geraldo Alckmin.

 ?? Newton Menezes - 30.mar.2017/Futura Press/Folhapress ?? Agentes da CET na marginal Tietê, onde motoqueiro morreu após acidente em março
Newton Menezes - 30.mar.2017/Futura Press/Folhapress Agentes da CET na marginal Tietê, onde motoqueiro morreu após acidente em março

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil