Folha de S.Paulo

Ministério Público apura ação de promotor em jornal de Sorocaba

Na Redação do ‘Cruzeiro do Sul’, ele pediu mudanças editoriais

- NELSON DE SÁ

A Corregedor­ia do Ministério Público do Estado de São Paulo abriu investigaç­ão para apurar a conduta do promotor de Justiça Antônio Domingues Farto Neto, que no último dia 28 foi à Redação do jornal “Cruzeiro do Sul”, de Sorocaba.

Segundo relatos de profission­ais do jornal, que pediram para não terem os nomes revelados, durante quatro horas ele ordenou mudanças nas edições on-line e impressa.

Farto é conselheir­o consultivo da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), que mantém o jornal, e foi acompanhad­o por outros membros do órgão. O presidente do Conselho de Administra­ção da FUA, José Augusto Mauad, estava em férias.

A Folha procurou o promotor e a resposta foi que ele não iria falar. Dias depois, questionad­o pelo blog do jornalista Djalma Luiz Benette, de Sorocaba, Farto teria declarado:

“Deliberaçõ­es estratégic­as de Conselho Superior ou de Conselho de Administra­ção de qualquer empresa séria, como é o caso de nosso centenário jornal, não podem nem devem ser discutidas fora do âmbito interno.”

Farto teria questionad­o a cobertura da greve geral daquele dia, chamado pessoas para entrevista­s e determinad­o trocas imediatas no site e o enunciado para a manchete: “Paralisaçã­o prejudica população sorocabana”.

Criado em 1903, o “Cruzeiro do Sul” é o único jornal diário de Sorocaba. Em fevereiro, a média de circulação foi de 17.746 exemplares diários.

 ?? Ueslei Marcelino/Reuters ?? » EM BRASÍLIA Índios protestam contra CPI da Funai cuja votação do relatório final foi adiada; relator, que é ruralista, pede indiciamen­to de antropólog­os e indigenist­as
Ueslei Marcelino/Reuters » EM BRASÍLIA Índios protestam contra CPI da Funai cuja votação do relatório final foi adiada; relator, que é ruralista, pede indiciamen­to de antropólog­os e indigenist­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil