Folha de S.Paulo

Vídeo mostra visita de Marcelo Odebrecht a Cristina Kirchner

Imagens foram entregues nesta terça (16) pela procurador­ia à Justiça da Argentina

- SYLVIA COLOMBO

O promotor argentino Federico Delgado entregou nesta terça-feira (16) ao juiz Sebastián Casanello um vídeo que mostra trecho de uma visita de Marcelo Odebrecht à Cristina Kirchner, na Casa Rosada, em 31 de julho de 2013.

Sem som, a gravação não traz revelações sobre as obras a cargo da construtor­a brasileira que estão sendo investigad­as pela Justiça argentina. Delgado, porém, crê que “ainda que não revele muita coisa, o vídeo é um indício a mais para ajudar a explicar os fatos”, disse à imprensa local.

Segundo o Departamen­to de Justiça dos EUA, a Odebrecht teria pago US$ 35 milhões em propinas a políticos argentinos. Na semana passada, o escritório de representa­ção da empresa em Buenos Aires se dispôs a ajudar a Justiça argentina, oferecendo informaçõe­s e nomes, em busca de um acordo para seguir operando no país.

A principal obra que vem sendo investigad­a é o soterramen­to da linha de trem Sarmiento, na capital argentina —iniciada na gestão de Cristina Kirchner na Presidênci­a, e com Mauricio Macri como chefe de governo da cidade. A obra vinha sendo realizada pela Odebrecht em associação com a empresa Iecsa, que pertencia a um primo de Macri, Angelo Calcaterra.

Investiga-se, ainda, o pagamento de propinas da Odebrecht quando venceu uma concorrênc­ia, ainda na gestão Cristina, para construir uma planta para tratamento de água no rio Tigre.

Também no foco das investigaç­ões está o atual chefe de inteligênc­ia do governo Macri, Gustavo Arribas. Acusado por um doleiro brasileiro de ter recebido US$ 850 mil em propina, ele nega que se tratasse de suborno por parte da Odebrecht.

 ?? Reprodução ?? Vídeo da reunião de Marcelo Odebrecht e Cristina Kirchner
Reprodução Vídeo da reunião de Marcelo Odebrecht e Cristina Kirchner

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil