Folha de S.Paulo

Estatal estará em leilão do pré-sal, afirma ministro

-

DA REUTERS

A Petrobras vai exercer o direito de preferênci­a nos dois leilões do pré-sal previstos para 27 de outubro, mas não em todas a áreas leiloadas, disse nesta terça (16) o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, enquanto o presidente da estatal, Pedro Parente, declarou em outro evento que a empresa vai olhar as licitações com “muito interesse”.

“Eles informalme­nte já sinalizara­m que irão sim exercer o direito de preferênci­a em algumas áreas, e eles estão analisando na lógica da empresa”, disse o ministro a jornalista­s, durante evento no Rio.

De acordo com regra recém-publicada, a Petrobras poderá decidir sobre a aquisição de áreas do pré-sal durante leilões de partilha de produção, nas disputas em que a petroleira exerceu o seu direito de preferênci­a para ser a operadora de blocos.

Um dos leilões do présal vai ofertar, na chamada segunda rodada, quatro áreas adjacentes a descoberta­s já realizadas, chamadas Carcará, Sapinhoá, Tartaruga Verde e Gato do Mato.

O direito de preferênci­a deu à Petrobras a flexibilid­ade de não se compromete­r com os altos investimen­tos necessário­s para a exploração em águas ultraprofu­ndas, caso estime que haverá impacto muito grande em seu caixa, dependendo do lance do leilão.

Antes, a empresa tinha a obrigação de ser operadora única no pré-sal, com no mínimo 30% de participaç­ão, segundo lei aprovada nos governos petistas.

Na terceira rodada, serão ofertados os prospectos Pau-Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central. Nessa licitação, a expectativ­a é de uma arrecadaçã­o, somente com bônus de assinatura, de cerca de R$ 4,5 bilhões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil